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"Após ter criado belo o mal em vez de um bem levou-a lá onde eram outros Deuses e homens adornada pela dos olhos glaucos e do pai forte. (...) Dela descende a geração das femininas mulheres. Dela é a funesta geração e grei das mulheres, grande pena que habita entre homens mortais, (...)" (Teogonia, v.585-592).
- Considerando as relações de gênero e a condição feminina na Atenas do período clássico, marque a opção correta:
Analise as afirmativas abaixo:
1. Os historiadores gregos criaram a história como investigação sobre a época em que viveram, privilegiando os testemunhos oculares dos acontecimentos narrados.
2. Influenciado pelo pensamento platônico do mundo das ideias, Heródoto criou a história como conhecimento subjetivo.
3. Tucídides acreditava que única história verdadeira era a que tratava da política e das guerras.
4. Aristóteles, inspirado no aforismo “conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”, criou a história como resultado da reflexão.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Considerando a Antiguidade Oriental e a Clássica, com seus desdobramentos na Europa Medieval e Moderna, julgue o item.

Muito do que se tornou a Europa Medieval resulta da convergência entre elementos herdados de um Império Romano em desintegração e de instituições oriundas das vitoriosas tribos germânicas.
Considerando a Antiguidade Oriental e a Clássica, com seus desdobramentos na Europa Medieval e Moderna, julgue o item.

Surgida na Grécia Antiga, a democracia conheceu formas e práticas distintas ao longo dos séculos, ora avançando, ora retrocedendo; em Atenas, seu berço, dela participavam todos os habitantes da pólis, inclusive escravos, mulheres e estrangeiros.
A história da Grécia e de Roma é testemunha e exemplo da estreita relação que há entre as ideias da inteligência humana e o estado social de um povo. Observai as instituições dos antigos, sem atentar para suas crenças; achá-las-eis obscuras, bizarras, inexplicáveis. Por que havia patrícios e plebeus, patrões e clientes, eupátridas e tetas, e de onde vêm as diferenças nativas e indeléveis que encontramos entre essas classes? Que significam essas instituições lacedemonianas, que nos parecem tão contrárias à natureza? [...].
Disponivel: http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books. Acesso em 09/11/2019.
O historiador francês Numa Denis Fustel de Coulanges, na obra acima, analisa a formação e o desenvolvimento das cidades antigas, ressaltando aspectos das civilizações grega e romana, como