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Juliana recortou uma folha de papel quadrada que retirou de um bloquinho contendo 40 folhas. Considere que Juliana efetuou o corte na direção de uma das diagonais da folha e observou que cada parte obtida correspondia a um triângulo cujo maior lado mede 4 cm. A área de todas as folhas que sobraram no bloquinho, considerando apenas um dos lados de cada uma delas, corresponde a:
Concurso:
CBM-RJ
Disciplina:
Matemática
No plano cartesiano abaixo, o polígono OABCD tem vértices O(0,0), A(0,2), B(3,2), D(t,0) e C(t, u). O ponto C é colinear com B e E(7,6).
Sendo o segmento CD paralelo ao eixo y e 3 < t ≤ 7, a área desse polígono é:
Sendo o segmento CD paralelo ao eixo y e 3 < t ≤ 7, a área desse polígono é:
Concurso:
CBM-RJ
Disciplina:
Matemática
Considere os retângulos congruentes abaixo, graduados com a mesma escala, e os quatro polígonos destacados: I, II, III e IV. Três deles têm a mesma área.
O polígono de área diferente é:
O polígono de área diferente é:
Uma região de plantio possui formato retangular. Ampliando seu lado menor em 8 m, obteve-se uma nova região retangular, conforme ilustra a figura ao lado. O perímetro da região ampliada passou a ser de 242 m, e sua área ficou 20% maior que a área da região inicial. Com base nisso, o perímetro da região cinza, que corresponde à ampliação feita, é de:
A figura abaixo ilustra um corrimão instalado numa rampa de acesso.
Com base nessa figura, o comprimento do corrimão é de: