Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os métodos tradicionais para evitar a presença de insetos no armazenamento do feijão, como o uso de cinzas, inseticidas ou outra barreira física, têm sido pouco eficientes, pois os grãos são infestados por insetos ainda no campo, mantendo-os no ambiente de armazenamento. A busca de soluções para diminuir o ataque de pragas como zabrotes pode estar no melhoramento genético do feijoeiro, por meio do cruzamento de materiais genéticos selvagens que possuem na sua composição a proteína arcelina, que não é digerível pelo inseto.
mostrar texto associado
Embora o armazenamento prolongado de feijão cause escurecimento dos grãos de cor clara, como o carioca, há grande aceitação comercial, uma vez que isso é um fator reversível.
mostrar texto associado
A retenção, em unidade armazenadora da própria fazenda, dos grãos e sementes colhidos apresenta inúmeras vantagens, como, por exemplo, a economia de transporte, uma vez que o frete atinge o preço máximo no pico da safra. Quando for necessário o transporte do produto da colheita, o produtor terá o custo diminuído, devido aos menores preços do frete e ao menor peso da carga, decorrente da eliminação das impurezas e da do excesso de água dos grãos e sementes.
mostrar texto associado
Considere que um pequeno lote de sacos de grãos úmidos tenha sido empilhado próximo a um grande volume de grãos com baixo teor de umidade. Nesse caso, os grãos úmidos atingirão, em pouco tempo, o mesmo nível de umidade dos grãos da grande massa.
mostrar texto associado
A deterioração do grão resulta, geralmente, da ação de microrganismos, insetos, ácaros, que consomem os nutrientes presentes no grão e essenciais para seu crescimento e reprodução e pode ocorrer, também, devido ao aquecimento do grão pelo calor desprendido na respiração do próprio grão e dos microrganismos associados.