Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir.

“A investigação preliminar é o alicerce para a elaboração do Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos. O órgão precisa investir tempo e pessoal nesta etapa para fornecer uma base sólida para as atividades subsequentes.”

Fonte: CRUZ, Emília Barroso. Manual de gestão de documentos.2. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro,2013. (Cadernos Técnicos do Arquivo Público Mineiro; n.3), p.35.

A respeito da investigação preliminar, também conhecida como diagnóstico, analise as afirmativas abaixo:


I. Um dos objetivos é identificar fatores que afetam as práticas de arquivamento.


II. Para ter um conhecimento profundo das atividades, da regulamentação e do contexto sociopolítico no qual a instituição opera, é preciso pesquisar para além das fronteiras da instituição.


III. Antes de começar, é importante verificar se o órgão participou recentemente de projetos que envolveram análise corporativa, como reengenharia de processos, planejamento estratégico e análise de riscos.


Estão CORRETAS as afirmativas:

Analise as assertivas sobre arquivamento de documentos e assinale a alternativa correta.
I. Arquivos permanentes são aqueles de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados. Eles não são mais necessários ao cumprimento das atividades da administração.
II. Sistema direto de arquivamento é aquele em que é preciso antes consultar um índice ou um código para se localizar o documento.
III. No método alfabético de arquivamento, o profissional faz a pesquisa diretamente pelo nome, não sendo necessário recorrer a um índice auxiliar para localizar qualquer documento.
IV. No método numérico cronológico de arquivamento, além da ordem numérica deve ser observada a data de produção do documento ou do período a que se refere.
V. No método rôneo, que é uma variante do método alfabético, as cores são elementos auxiliares para facilitar não só o arquivamento, como a localização de documentos.

Acerca de gestão de documentos, julgue o item a seguir.


O arquivamento é o encerramento da tramitação de um documento ou processo, enquanto a ordenação é a aplicação dos prazos de guarda.

Uma das atividades típicas dos profissionais que atuam no apoio administrativo, seja no segmento público, ou no privado, é o arquivo. A grande maioria dos profissionais negligência muito as tarefas ligadas a prática de arquivamento, deixando-a de lado e sempre para depois. O problema é que o “depois” nunca chega, e com isso os documentos importantes ficam sem local adequado e muitas vezes se perdem, comprometendo até mesmo uma decisão. Arquivo não é só físico, o eletrônico também é arquivo, e precisa ser organizado, assim como o físico, pois pode ser que fique mais difícil de encontrar no meio eletrônico um documento, do que no meio físico, se mal organizado. Para conhecer os documentos de uma organização, a fim de montar um arquivo é necessário determinar os tipos e os fluxos do documento. O desenvolvimento desse reconhecimento está distribuído em levantamento de dados, análise dos dados coletados e planejamento.
Sobre a fase do planejamento dessa fase, assinale R para os pontos relevantes e NR para os não relevantes.
( ) A posição do arquivo na estrutura da instituição. ( ) Escolha do método de arquivamento. ( ) Estabelecimentos de normas de funcionamento. ( ) Identificação e capacitação dos recursos humanos. ( ) Desenvolvimento de arquivos básicos e temporários. ( ) Criação de manuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Leia atentamente as sentenças abaixo:
I. _______ é a sequência de operações que, de acordo com as diferentes estruturas, funções e atividades da entidade produtora, visam a distribuir os documentos de um arquivo. II. _______ é o elemento de identificação cronológica em que são mencionados os anos de início e término do período abrangido pelos documentos de um processo, dossiê, série, fundo ou coleção. III. _______ trata-se da disposição dos documentos de uma série, a partir de elemento convencionado para sua recuperação. IV. _______ é a passagem de documentos do arquivo intermediário para o arquivo permanente. V. _______ diz respeito à passagem de documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário.
Os cinco termos que se enquadram nos espaços em branco das sentenças acima, em rigorosa ordem, são: