Filtrar


Questões por página:
As guias divisórias dos arquivos têm a finalidade de facilitar a busca de documentos e seu posterior arquivamento. Quanto à sua função, a subdivisão da guia secundária denomina-se guia
Para acompanhar a movimentação de documentos, dentro e fora da instituição produtora, utiliza-se

Sobre os cuidados com arquivos especiais, assinale V para o item verdadeiro e F para o falso.


I. Arquivo de Recorte de Jornal: os recortes de jornais são arquivados, por assunto, podendo-se aplicar qualquer um dos métodos usuais, ou seja, o dicionário, o enciclopédico, ou decimal. Desaconselha-se a colagem do recorte em folhas de papel, a fim de facilitar o processo de microfilmagem, que exige uniformidade de coloração de papéis, bem como melhor aproveitamento dos fotogramas.

II. Arquivo Fotográfico: Segundo orientação de Paes (2002) para se evitar a deterioração pela umidade e acidez, as fotografias devem ser acondicionadas em papel de pH neutro e guardadas em pastas suspensas, com suportes de plástico. Devem ser identificadas pelo mesmo código de assunto ou número de registro dado ao grupo de fotos que contêm e arquivadas pelo código de assunto principal ou em ordem numérica crescente.

III. Arquivo de Catálogo Impresso: Além da correspondência e de outros documentos convencionais, as empresas possuem também impressos e catálogos produzidos ou não por elas, e que devem receber tratamento arquivístico. O arquivamento poderá ser feito por assunto, por nome das firmas ou por artigos referenciados nos catálogos.

IV. Arquivo de fita magnética, filme e disco: Os procedimentos para o arquivamento de fitas áudio e vídeo magnético, filmes e discos, guardadas as particularidades de cada suporte, são muito semelhantes aos aplicados no arquivo fotográfico. Neste caso, o método de arquivamento mais indicado é o numérico simples. Cada rolo de fita ou filme, bem como cada disco, receberá um número de registro que os identificará e localizará no acervo.


A sequência correta de cima para baixo é:

[...]

Com o crescimento e evolução da escrita e da vida social, o ser humano passou a compreender melhor o valor da informação e, por conseguinte, o valor dos documentos. A partir daí, começou-se agrupar documentos sistematizando em diferentes formas de acordo com as necessidades de suas atividades cotidianas.

[...]

Disponível em:<https://inspecaoescolarrj.files.wordpress.com/2011/05/i_jornda_administrativa_mc3b3duloiii_2009.pdf>.Acesso em: 10 jul.2016.


A guarda e a conservação de documentos na escola estão associados especificamente

Na última versão da Tabela Processual Unificada de Documentos com Acréscimos da Justiça do Trabalho, aprovada em 7 de dezembro de 2017, os movimentos relacionados com as atribuições funcionais do arquivista são expressos da seguinte maneira: