Filtrar


Questões por página:
Mulher de 28 anos, diagnosticada com artrite reumatoide há 6 meses, por quadro de poliartrite simétrica de metacarpofalangeanas e interfalangeanas das mãos, punhos e joelhos, associado a rigidez matinal prolongada, além de elevação de provas inflamatórias e fator reumatoide positivo (4+/4+). Foram iniciados metrotrexato e cursos de corticosteróides, com última consulta descrita como doença em atividade (DAS-28 PCR: 4,4), sendo associado sulfassalazina 2g/d. Em consulta de retorno, após 12 semanas, relata melhora parcial, com menor número de artrites ao exame físico e redução do tempo de rigidez (DAS-28 PCR: 3,4). Assinale a alternativa que apresenta o melhor manejo sequencial de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
A importância da detecção, diagnóstico, e início de terapia adequada na artrite reumatoide, com metas bem definidas a serem atingidas, foi claramente estabelecida a fim de prevenir a progressão de dano articular e alcançar melhores desfechos. Sobre os fatores associados a mau prognóstico na artrite reumatoide, assinale a alternativa correta.
A artrite reumatoide compreende a artropatia inflamatória crônica de caráter autoimune mais comum em adultos, com prevalência estimada em 1% na população mundial. Apesar de avanços no entendimento acerca de fatores genéticos, etiopatológicos, e nas terapias disponíveis, a doença ainda se associa a um grande impacto na funcionalidade e qualidade de vida de seus portadores. Em relação à artrite reumatoide, assinale a alternativa incorreta.
A manifestação articular mais compatível com a apresentação clínica da artrite reumatoide é:
A Artrite Idiopática Juvenil é a doença reumática crônica mais prevalente na faixa etária pediátrica. É um processo inflamatório crônico, autoimune, com manifestações extra-articulares que variam de acordo com o tipo de início. Acerca dos seus conhecimentos sobre este quadro, assinale a alternativa correta.