Filtrar


Questões por página:
Nos últimos anos a tecnologia atingiu os indivíduos como uma avalanche e envolve a todos. Sem dúvida, ela permite ampliar o conceito de aula, de espaço e de tempo, estabelecendo novas pontes entre o estar juntos fisicamente e virtualmente. No entanto, ela é importante, mas não resolve as questões da educação sozinha. Nesse contexto, torna-se importante compreender que ensino e educação são conceitos diferentes. Acerca das variáveis que envolvem o ensino de qualidade, segundo Moran, Masetto e Behrens (2000), considere as seguintes afirmações:

I- Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas; e quando possível com infraestrutura adequada, atualizada, confortável.
II- Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais, e onde haja instâncias favoráveis a uma relação efetiva com os alunos que facilite conhecê-los, acompanhá-los, orientá-los.
III- Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.

São CORRETAS as afirmações:
Uma temática importante quando falamos em todos os níveis da educação, é a utilização das tecnologias de informação e comunicação – TICs – como meio auxiliar do professor no processo de ensino e aprendizagem. Com base no uso das TICs como ferramenta para o ensino de física, julgue os itens a seguir.
I. As mídias tecnológicas, mesmo não apresentando a mesma função que a escola, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.
II. Um dos desafios da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam o ensino contemporâneo. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser lugar exclusivo de legitimação do saber.
III. As crianças e adolescentes do século XXI, os denominados “nativos digitais”, por conviverem com tecnologias diversas, possuem facilidade para lidar com as TICs, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.
Está correto somente o que se afirma em
Moran (2015) analisa que a tecnologia traz, hoje, a “integração de todos os espaços e tempos. O ensinar e aprender acontece numa interligação simbiótica, profunda, constante entre o que chamamos mundo físico e mundo digital. Não são dois mundos ou espaços, mas um espaço estendido, uma sala de aula ampliada, que se mescla, hibridiza constantemente.” O autor recomenda a articulação de tecnologias adequadas a componentes fundamentais para o sucesso da aprendizagem, tais como a criação de desafios para a aprendizagem ativa, a problematização que aproxima vida e conhecimento, as atividades e jogos que realmente trazem as competências necessárias para cada etapa. Nessa perspectiva, Frade, Araújo e Glória (2018) apresentam resultados de pesquisas com o uso da leitura e da escrita digital por crianças, no processo de alfabetização, em contexto escolar, os quais evidenciam que
O esforço de alfabetização das crianças ganhou, ao longo dos anos, um componente de complexidade a partir da difusão dos aparatos tecnológicos digitais. Acerca da relação entre a alfabetização e as mídias digitais, sob a ótica de Frade, Araújo e Glória (2018), é correto afirmar que
Sobre a importância e a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação nos processos educacionais, assinale a alternativa CORRETA.