Questões de Concurso
Filtrar
157 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 32
Questões por página:
Relativamente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quanto à utilização de recursos computacionais nas aulas de Matemática, são relacionadas abaixo algumas finalidades em que tais recursos podem ser aplicados.
I Como fonte de informação, poderoso recurso para alimentar o processo de ensino e aprendizagem.
II Como auxiliar no processo de construção de conhecimento.
III Como meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções.
IV Como ferramenta para realizar determinadas atividades, uso de planilhas eletrônicas, processadores de texto, banco de dados, etc.
Das finalidades acima estão corretas:
I. O método da instrução direta, chamado de método tradicional ou escola de instrução regrada, prevê um professor como transmissor do conhecimento, em uma organização hierárquica cujo objetivo é estimular o aluno a questionar e ter autonomia sobre os próprios saberes, conhecimentos e objetivos, de acordo com o texto.
II. O ensino ativo ou interativo consiste em criar ambientes de ensino que estimulam a interação entre o professor e os alunos, abrindo possibilidades de colaboração e de debates construtivos, de acordo com o texto.
III. O texto afirma que, atualmente, existem dois métodos de ensino que se complementam: o método da instrução direta e o ensino ativo, e que ambos contribuem diretamente para a formação de conhecimentos matemáticos na criança, estimulando sua autonomia e o raciocínio crítico.
Marque a alternativa CORRETA:
No processo educativo, ampliou-se o uso da tecnologia. Sobre a importância do uso da tecnologia no processo educativo, julgue o item a seguir.
Com o desenvolvimento das tecnologias como a internet, o aluno tornou-se cada vez menos autônomo, dependente e limitado ao uso de aparelhos tecnológicos.
No processo educativo, ampliou-se o uso da tecnologia. Sobre a importância do uso da tecnologia no processo educativo, julgue o item a seguir.
Em todo mundo, a informática passou a ser um instrumento de trabalho e uma fonte metodológica para ensino.