Filtrar


Questões por página:
O ensino através das Novas Tecnologias de Informação ( TICs ) vem ganhando destaque como ferramenta de trabalho, principalmente como ferramenta do processo ensino-aprendizagem da língua estrangeira, a dizer o espanhol, tendo um significativo impacto positivo. Neste processo já não tão inovador, principalmente em outros países, dizemos com relação ao papel do professor: I. Produtor de conhecimento diante da utilização de um leque de possibilidades de compartilhamento de conhecimento, com gerenciamento adequado das informações obtidas. II. Conhecer e compreender quais as potencialidades das tecnologias disponíveis deverão ser aplicadas em sala de aula para um ensino-aprendizagem adequado. III. Demonstrador e introdutor do uso das TICs como recurso pedagógico para facilitar e alargar horizontes educacionais. IV. Introdutor da linguagem de informática para a utilização da comunicação, ou seja, habilidade comunicativa de uma maneira bem mais ampla e específica. V. Manipulador dos novos canais de comunicação a serem explorados para o aproveitamento adequado das informações, obtendo ao final uma maior capacidade de raciocínio.
Assinale a alternativa correta:

Analise as afirmações a seguir sobre as novas tecnologias na Educação Infantil.


I. Contribuem para as práticas educacionais.

II. Envolvem as crianças em novas descobertas.

III. Promovem mudanças na abordagem pedagógica.

IV. Podem tornar o processo de transmissão de conhecimento mais dinâmico e criativo.

V. Utilizam as estruturas cognitivas humana/profissional.

VI. Facilitam os tipos de comunicação e interação entre o professor e a criança.


Estão corretas as afirmativas:

A nova era da Sociedade da Informação exige maior rapidez e demanda maior quantidade de conteúdos que nos leva a elaborar outros olhares e eleger novos interesses na Educação. Nesse contexto, é correto afirmar que:
Cada vez mais, as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A ampliação da perspectiva e da esfera de ação é apenas uma das possibilidades geradas pelo desenvolvimento dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma correspondente e efetiva democratização do acesso e inclusão digital.
A. A. Martins e N. M. Garcia. Ensino de Física e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma Análise da Produção Recente. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC),2011 (com adaptações).
Com relação ao ensino de física e às NTIC, assinale a alternativa correta.
Nas últimas décadas, o ensino de biologia vem sendo marcado por uma dicotomia que constitui um desafio para os educadores. Seu conteúdo e sua metodologia no ensino médio são voltados, quase que exclusivamente, para a preparação do aluno para os exames vestibulares, em detrimento das finalidades atribuídas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.° 9.394/1996) à última etapa da educação básica. Entretanto, uma mudança de paradigma vem transformando esse entendimento em relação ao processo de ensino de biologia. Temas relativos a essa área de conhecimento vêm sendo mais e mais discutidos pelos meios de comunicação. A utilização de documentários, filmes, artigos de jornais e revistas e da Internet são cada vez mais comuns em sala de aula, a ponto de serem vistos, atualmente, como importantes recursos para o ensino de biologia. Essas iniciativas trazem à tona questões atuais, que geram debates com maior atratividade e interatividade, principalmente devido ao uso de mídias.
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta acerca da influência das mídias nos processos de ensino-aprendizagem de biologia.