Filtrar


Questões por página:
Em 1979, Beauchamp e Childress publicaram o livro “Principles of Biomedical Ethics”, no qual definem 4 princípios bioéticos básicos: não maleficência, beneficência, autonomia e justiça. Relacione cada princípio à sua descrição.

1. Se refere a maximizar os benefícios ao paciente. Ele envolve tomar decisões sobre o tratamento médico, por exemplo, considerando os efeitos totais do tratamento, incluindo o impacto em outras áreas da vida do indivíduo. Ele busca o bem ao doente em sua totalidade.

2 Refere-se capacidade de a pessoa tomar decisões sobre a própria vida, de gerenciar a sua vontade. Ela deriva da dignidade da pessoa humana, pois, segundo Kant, a autonomia moral das pessoas faz com que elas mereçam respeito.
3. Propõe a obrigação de não infligir dano intencional e está estreitamente associado com a máxima Primum non nocere (acima de tudo, não causar dano).
4. Deriva da equidade, ou seja, de tratar da mesma forma os iguais e de forma desigual os desiguais, na medida de sua desigualdade. Por esse princípio, busca-se distribuir os recursos de forma equilibrada, para que se alcance o maior número de pessoas. Também por ele, adaptam-se as regras ao caso concreto, para que elas fiquem mais justas.

( ) Autonomia
( ) Não Maleficência
( ) Justiça
( ) Beneficiência

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Sobre ética e bioética, analise as alternativas classificando-as como verdadeira (V) ou falsa (F):


(__)A benevolência é o princípio de não agredir o paciente, ou seja, o médico tem obrigação de evitar danos ao paciente.


(__)A autonomia assegura ao paciente o direito de tomar decisões em tudo que se refere ao processo saúde-doença; vale dizer, reconhece que ele tem domínio sobre sua vida e sua intimidade.


(__)A deontologia é o conjunto de regras, fruto da tradição, que indicam como deverá comportar-se o indivíduo na qualidade de membro de um grupo social determinado.



De acordo com a classificação dos itens acima, assinale a sequência que preenche CORRETAMENTE os parênteses:

O lançamento do Código de Ética Médica revisado, em vigor desde 13 de abril de 2010, representa a introdução da medicina brasileira no século XXI. Seu texto foi resultado de mais de dois anos de trabalho e da análise de 2.575 sugestões encaminhadas por profissionais, especialistas e instituições, entre 2007 e 2009. No que diz respeito à ética médica e das responsabilidades profissionais, assinale a alternativa CORRETA.
O código de ética médico está subordinado à Constituição Federal e à legislação brasileira e reafirma os direitos dos pacientes, a necessidade de informar e proteger a população assistida. Acerca dos princípios fundamentais do código de ética do médico, assinale a alternativa CORRETA.

Acerca dos princípios fundamentais do código de ética do médico, assinale a alternativa CORRETA.