Filtrar


Questões por página:
No que se refere às expressões faciais na Libras, podemos dizer que a parte inferior do rosto codifica modificações em nível lexical; no caso dos verbos, informações adverbiais.
Um exemplo encontrado em Libras de modificação verbal é a marcação por meio do inflar de bochechas, conforme o exemplo a seguir:
(Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=d_HepT8fZQY)
Este marcador atribui ao léxico:
Em estruturas topicalizadas na Libras, nas quais o objeto é introduzido inicialmente para informar o que está sendo falado para, só então, a sentença ser apresentada, normalmente o objeto está associado a uma marca não manual de tópico, representada:

Os classificadores envolvem uma categoria polimórfica específica das línguas de sinais. Esse tipo de produção abrange uma combinação de morfemas altamente complexos simultaneamente articulados. As descrições de classificadores apresentam três diferentes tipos, conforme as imagens a seguir:



Estes tipos podem ser classificados respectivamente como classificadores:

Os estudos das línguas de sinais se concentraram na fonologia desde Willian Stokoe em 1960, primeiro linguista a propor um modelo fonológico de análise das línguas de sinais a partir da Língua de Sinais Americana.
Stokoe apresenta um estudo das unidades de:
As expressões não manuais na Libras são fundamentais para a produção de enunciados em Libras, pois atuam em todos os níveis linguísticos.
Podemos utilizar como exemplo da atuação da Libras em expressões gramaticais: