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Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:


“A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e nos expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio ___________ desses atos e comunicações; de outro, de sua __________.”

Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que corresponde a uma característica da redação oficial:
A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos, para tanto, deve-se observar alguns parâmetros de uniformidade e regras gramaticais. Posto isto, pede-se ao Candidato ao Cargo de Assistente Administrativo da Câmara Municipal que assinale a alternativa que apresenta uma característica correta da comunicação oficial denominada Ofício:
A comunicação escrita oficial é um conjunto de normas pelo qual se redigem as correspondências e os atos administrativos no serviço público. Deve permitir uma única interpretação e contribuir para a cultura de profissionalização dos servidores públicos e de respeito aos princípios constitucionais da impessoalidade, publicidade e eficiência. À assistente administrativa escolar Cristina coube encaminhar ofício ao senhor prefeito com um comunicado à assistente de gabinete contendo seu teor.


Imagem associada para resolução da questão



Quanto às características das normas de comunicação escrita oficial, na elaboração do comunicado, Cristina:
Assinale a alternativa que corresponde à espécie de documento que consiste em modalidade de comunicação oficial em que solicitações ou pedidos são feitos a órgãos públicos ou autoridades competentes.