Filtrar


Questões por página:
Mateus, professor surdo está desenvolvendo com sua classe de alunos surdos, um projeto de aquisição da Libras, como língua de instrução.
Na atividade que apresentou aos alunos, o professor quer estimular a evocação de sinais e a linguagem compreensiva em nível de sentenças. Utilizou uma atividade intitulada Descubra a figura, em que um dos alunos sorteia uma ficha e fornece algumas informações para que os demais colegas evoquem o sinal correspondente à figura sorteada. Ao ser sorteada a figura, o aluno dá pistas por meio da utilização de Classificadores.
Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os classificadores são usados para especificar o movimento e a posição de objetos ou para descrever o tamanho e a forma destes. ( ) Nos sinais que utilizam classificadores a configuração de mão, o movimento e a locação podem especificar atributos do predicado e as qualidades de um referente. ( ) Os sinais que utilizam classificadores podem oferecer características da pessoa e do animal, sem referências específicas a objetos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
O currículo bilingue para surdos, tem como princípio, na sua organização, estabelecer uma base linguística e cognitiva consistente para impulsionar o aprendizado dos conteúdos escolares e o aprendizado de uma segunda língua.
Assinale a opção que apresenta uma das características principais do Currículo de Língua Brasileira de Sinais.
Carla, professora surda de escola bilíngue, procura utilizar atividades com jogos educativos, a fim de avaliar o nível de linguagem dos alunos surdos para o desenvolvimento da Libras, verificando se houve evolução ou não no processo de aquisição.
No jogo Onde e como faço os sinais¿ a professora quer estimular e identificar os parâmetros que formam os sinais, reforçando os conhecimentos sobre vocabulário. Apresentou uma das cartelas do jogo com figuras que foram sinalizadas por ela, esclarecendo seus conceitos, e solicitou que os alunos observassem a configuração de mão alvo e identificassem quais os sinais correspondentes às figuras com a configuração de mão.
40_1.png (250×247)
Imagem: Sugestões de atividades e materiais para estimulação da linguagem compreensiva e expressiva. Do livro Língua de Sinais: Instrumentos de Avaliação.
Assinale a opção que apresenta o par da transcrição de sinais com a mesma configuração de mão indicada abaixo.
40_2.png (45×56)
Segundo Albres, “(...) a palavra ou o sinal de uma língua não se prende simplesmente pela sua representatividade, mas depende de uma produção social-coletiva (...)”
Assinale a opção que apresenta os pares de sinais que correspondem aos conceitos, respectivamente, da iconicidade e da arbitrariedade.
Imagens: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira.
Suzana, professora ouvinte da disciplina Ciências de uma escola inclusiva de ensino regular, faz parte de uma equipe bilíngue com instrutor surdo e intérprete de Libras de classes do 6º ano do Ensino Fundamental de surdos e ouvintes. A equipe iniciou a apresentação sobre a concepção humana, utilizando imagens e o uso de classificadores em Libras, além de outros recursos visuais.
Assinale a opção que apresenta a definição que melhor se aproxima da Pedagogia Visual em uma educação bilíngue.