Filtrar


Questões por página:
Suzana, professora ouvinte da disciplina Ciências de uma escola inclusiva de ensino regular, faz parte de uma equipe bilíngue com instrutor surdo e intérprete de Libras de classes do 6º ano do Ensino Fundamental de surdos e ouvintes. A equipe iniciou a apresentação sobre a concepção humana, utilizando imagens e o uso de classificadores em Libras, além de outros recursos visuais.
Assinale a opção que apresenta a definição que melhor se aproxima da Pedagogia Visual em uma educação bilíngue.

Observe as duas configurações de mãos, a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

O Classificador (CL) é uma forma que estabelece um tipo de concordância em uma língua. Na Libras, os classificadores são formas representadas por configurações de mãos, que relacionadas às coisas, pessoa e animal, funcionam como marcadores de concordância.
Sobre o tipo de classificador da ilustração, assinale a afirmativa correta.

Observe os sinais referentes a tipos de verbos em Libras.

Imagem associada para resolução da questão

Sobre os sinais acima, assinale a opção correta.

O Signwriting (SW) originou-se de um sistema de notação para passos de dança e foi desenvolvido pela norte-americana Valerie Sutton. Esse sistema possibilitou uma adaptação para um novo sistema de notação em Língua de Sinais, que pode ser escrito no computador chamado Signwriter.
Observe o símbolo da escrita do sinal de ADORAR
Imagem associada para resolução da questão

e assinale a opção da escrita do sinal a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Na estrutura gramatical da Língua Brasileira de Sinais há marcações não manuais a níveis morfológicos e de sintaxe, que estão relacionadas a graus de intensidade e tipos de construções sintáticas. Essas marcações indicam um dos parâmetros da LIBRAS.
A esse respeito, assinale a opção correta.