Filtrar


Questões por página:
De acordo com Quadros e Karnopp (2007), a análise linguística abrange vários níveis, tais como o nível fonético, fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático e discursivo. Considerando esses níveis, qual das alternativas a seguir descreve corretamente um aspecto linguístico da Libras?
De acordo com pesquisas de Brito (1995), estudos comparativos com a ASL (Língua de Sinais Americana), principalmente em Stokoe (1965) e Klima e Bellugi (1979), encontram os mesmos parâmetros na Língua Brasileira de Sinais (Libras), dividindo-os em parâmetros primários e secundários. Considerando o exposto, observe os sinais abaixo e assinale qual(is) par(es) mínimo(s)* se repetem.

Imagem associada para resolução da questão

Imagens in: CAPOVILLA, F. C., RAPHAEL, W. D., TEMOTEO, J. G., MARTINS, A. C., Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em Suas Mãos.1. ed.1. reimpr.- São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,2017. p.244,929,1409,2036,2297,2488.

De acordo com os estudos de Ronice Müller de Quadros (2004) sobre o ensino de Libras como segunda língua, quais estratégias pedagógicas são mais eficazes para desenvolver a competência comunicativa dos aprendizes, considerando as especificidades da língua visual-espacial e as diferenças em relação às línguas orais?
As políticas públicas definem a obrigatoriedade do ensino da escrita da língua portuguesa. Na língua de sinais, não ocorre o mesmo, mas existem atualmente dois sistemas de escrita de língua de sinais mais conhecidos. São eles:
Expressões não manuais na Libras são movimentos da face, dos olhos, da cabeça, boca ou do tronco. As expressões faciais são divididas em dois grupos: