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A metacognição como processo individual em resposta aos desafios do contexto educacional é uma realidade, mas não é valorizada como parte da constituição da autonomia e da criatividade do indivíduo nas situações de aprendizagem. Desenvolver o conceito de metacognição pressupõe um aluno como um sujeito ativo em sua aprendizagem, progredindo rumo à compreensão do que aprende e ao modo possível de realizar a aprendizagem. Diante do exposto, analise as afirmativas a dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre o conceito e a utilização da metacognição.

( ) Para desenvolver a metacognição, as ações planejadas pelo professor devem minimizar a reflexão do indivíduo sobre o próprio processo de aprendizagem, permitindo elaborar estratégias diferenciadas conforme o grau de dificuldade dos desafios cotidianos.

( ) As estratégias metacognitivas devem abranger reações e atitudes sociais que encaminham o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será mantida.

( ) Metacognição é a capacidade de pensar o próprio processo de aprendizagem, estimulada por ações didáticas planejadas de forma a potencializar a reflexão e introspecção do indivíduo.

( ) No processo metacognitivo, os alunos realizam ações a partir de seus conhecimentos, envolvendo o pensar sobre seus saberes. Vão descobrindo meios, condições, de dominar e administrar os próprios saberes, como se tivessem um mediador interno inspecionando os próprios pensamentos.


Estão corretas as afirmativas:
Por meio da teoria Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vygotsky adquirimos o conhecimento sobre o cérebro e a explicação da sua constituição como um sistema aberto, de grande plasticidade, podendo ser moldado ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. A informação sobre a extensa possibilidade de realização humana favorece as decisões, ideias, sobre a elaboração de projetos educativos e projetos de extensão porque. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Nos estudos sobre o desenvolvimento da inteligência Jean Piaget contribuiu com a compreensão da importância das trocas intelectuais apresentado por meio dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Estes estudos mostram as diferenças qualitativas das operações mentais em cada estágio e a forma como o indivíduo apresenta o grau de consciência das regras da correspondência mútua. No estágio operatório (idade a partir dos 12 anos) o equilíbrio do processo de aceitar as contribuições dos outros preservando a própria autonomia configura na personalidade. Assinale a alternativa incorreta sobre personalidade na perpectiva de Piaget (1973, p.245). (Piaget, J. Éudes Sociologiques. Genebra – Paris, Droz – Em português Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, Forense,1973).
A partir da afirmativa “Na escola, [...] [o] envolvimento da criança nos exige ações pedagógicas intencionais e conscientes, que provoquem situações nas quais ela possa se envolver ativamente, aprender e se desenvolver”, argumenta-se que:
A concepção do papel da professora/professor da escola da infância é culturalmente elaborado e, contemporaneamente, é alvo de estudos, políticas de formação e reflexões. A identidade profissional da professora/professor requer: