Filtrar


Questões por página:
Entre as reflexões finais sobre as práticas educativas e o trabalho do professor com projetos de vida, Araújo, Arantes e Pinheiro (2020) destacam um elemento que se traduz “nos sentimentos e emoções relatados pelos jovens e que dão significados a suas metas, escolhas e ações”. Na pesquisa dos autores, esse aspecto “parece fundamental para motivá-los a construir seus projetos de vida e neles permanecer engajados. Nesse sentido, a efetivação de um projeto não pode prescindir da dimensão do desejo, da vontade – o que, do nosso ponto de vista, é fundamental inclusive para que o jovem adote uma postura ativa diante das situações vivenciadas e dos objetivos que pretende alcançar”. Esse elemento é, especificamente,
Foreign language teaching methodologies have emerged under the influence of theories adopted by the Social Sciences, primarily by
As abordagens de Henri Wallon e da Psicanálise oferecem perspectivas distintas, porém complementares, sobre o sujeito em processo de aprendizagem.

Com base nas contribuições dessas teorias para a prática psicopedagógica, analise as afirmativas a seguir:

I. A Teoria Walloniana compreende o desenvolvimento infantil como um processo que articula cognição, afetividade, motricidade e socialização, sendo as emoções vistas como estruturantes do pensamento.
II. A Psicanálise, ao considerar a existência do inconsciente, entende a dificuldade de aprendizagem como um possível sintoma, que pode estar relacionado a conflitos psíquicos e ao desejo do sujeito.
III. Para Wallon, o erro deve ser evitado no processo educativo, pois compromete a formação das funções cognitivas superiores.
IV. A escuta sensível e atenta às manifestações verbais e não verbais do sujeito é um princípio compartilhado tanto pela abordagem psicanalítica quanto pela teoria de Wallon.

Assinale a alternativa CORRETA:
Lev Vygotsky destacou o papel central da interação social no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. No contexto psicopedagógico, sua teoria tem implicações diretas na avaliação e intervenção de dificuldades de aprendizagem.

A respeito dos principais conceitos da teoria vygotskyana, assinale a alternativa CORRETA:
Visualizar Questão Comentada
Analise as afirmativas que tratam da atuação do Psicopedagogo no ambiente escolar:

I. A atuação do psicopedagogo institucional pressupõe a escuta ativa e o diálogo com professores e famílias, permitindo compreender as dificuldades de aprendizagem a partir de múltiplas perspectivas.
II. A função do psicopedagogo restringe-se à análise individual do aluno, sendo desnecessária a articulação com outros profissionais da escola.
III. O Psicopedagogo deve colaborar na construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, promovendo o fortalecimento dos vínculos entre os sujeitos do processo educativo.
IV. A atuação psicopedagógica escolar visa substituir o trabalho do professor em sala de aula, propondo intervenções pedagógicas diretas e permanentes com os alunos.


Assinale a alternativa CORRETA:
Visualizar Questão Comentada