Filtrar


Questões por página:
Segundo Bittencourt, no que se refere ao modo pelo qual os conceitos são formados, a ênfase maior da teoria de Vygotsky recai na:
Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
Considerando que o conhecimento histórico passa pela mediação de conceitos para tornar os fatos _____ e que as estruturas cognitivas para formulação dos conceitos sociais são adquiridas pelos indivíduos de acordo com sua _____ biológica, entende-se que a abstração que envolve o conceito de tempo, objeto de estudo da História, está _____ ao desenvolvimento cognitivo.
Por muito tempo, a Pedagogia focou o processo de ensino no professor, supondo que, como decorrência, estaria valorizando o conhecimento. O ensino, então, ganhou autonomia em relação à aprendizagem, criou seus próprios métodos e o processo de aprendizagem ficou relegado a segundo plano. Hoje, sabe-se que é necessário ressignificar a unidade entre aprendizagem e ensino, uma vez que, em última instância, sem aprendizagem o ensino não se realiza. A esse respeito, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna
A configuração do marco explicativo _____________________________ para os processos de educação escolar deu-se, entre outras influências, a partir da psicologia genética, da teoria sociointeracionista e das explicações da atividade significativa. Vários autores partiram dessas ideias para desenvolver e conceitualizar as várias dimensões envolvidas na educação escolar, trazendo inegáveis contribuições à teoria e à prática educativa.
Conforme Mizukami (1986), nesta abordagem, a escola deverá respeitar a criança tal qual é, oferecendo condições para que ela possa desenvolver-se em seu processo de vira-ser. É uma escola que ofereça condições que possibilitem a autonomia do aluno. Trata-se da abordagem
Cada uma das fases do desenvolvimento humano, conforme Jean Piaget, é caracterizada por formas distintas de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Neste período, de acordo com Piaget, os bebês desenvolvem a capacidade de reconhecer a existência de um mundo externo a eles, tendo autonomia para explorá-lo e construir sua percepção de mundo. Passam a agir não mais apenas por reflexo, mas direcionam seus comportamentos tendo objetivos a alcançar. Trata-se do período