Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A contribuição da Psicologia da Educação à formação do educador se faz por oferecer elementos que tolhem a compreensão do aprendente e do processo de ensinoaprendizagem.

II. O conceito de gestão escolar não se relaciona com a busca pela qualidade do ensino e dos serviços prestados na instituição educacional.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A psicologia da educação parte das bases psicológicas da aprendizagem para atrapalhar a atuação profissional dos profissionais de educação.

II. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais é um dos objetivos do Ensino Fundamental.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. O paradigma Psicologizante, na perspectiva de Vygotsky, concebe a avaliação como uma oportunidade de ação-reflexão, formando seres críticos e participativos.
II. Segundo Vygotsky, a aprendizagem é uma experiência individual, não social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Sendo assim, o professor, ou qualquer pessoa que tenha o papel de educar, deve evitar utilizar estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno não possui relação com a interação social, pois esse desenvolvimento é determinado pela didática do professor, exclusivamente.
II. Uma questão central na obra de Vygotsky é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

Marque a alternativa CORRETA:
Como se sabe, a psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, ou melhor, de tudo que está relacionado à aprendizagem humana: como o ser humano aprende; como a aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por vários fatores; o que leva esse ser humano a aprender; o que leva o ser humano a não aprender; como e por que ocorrem distúrbios de aprendizagem; como reconhecer esses distúrbios e tratá-los; o que fazer para prevenir e para promover processos de aprendizagem que sejam significativos para os estudantes. A psicopedagogia possui duas vertentes: curativa ou terapêutica e a preventiva (SOBRINHO,2015).
Sobre estas duas vertentes da psicopedagogia, assinale a alternativa correta.