Filtrar


Questões por página:
Durante vários séculos, o foco dos métodos tradicionais de educação era o ensino, a partir da percepção do professor como uma figura de poder sobre o aluno. A partir do século XVIII, com a eclosão das revoluções liberais na Europa e a independência dos Estados Unidos, as escolas pedagógicas passaram a ver com olhos críticos as limitações dessa abordagem de ensino-aprendizagem. Dentro de um contexto histórico de reconhecimento social, como o estudante passa a ser visto?
No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré‐operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico".

Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento
Questão Anulada
O conceito mais moderno de deficiência considera dois fatores: os intrínsecos, oriundos da incapacidade física e orgânica; e os extrínsecos, oriundos do efeito da produção social representada pelas barreiras e pelos apoios.
A dificuldade de aprendizagem, fazendo com que haja uma limitação grave na capacidade de soletração e de leitura denomina-se:
A interação entre os alunos, os conteúdos de aprendizagem e o professor dá origem ao conhecimento. Para os construtivistas, o processo de construção do conhecimento inicia-se com o desequilíbrio entre o sujeito e o objeto. A origem do conhecimento por parte do sujeito envolve dois processos complementares e, por vezes, simultâneos.
Esses processos são denominados de
Em suas observações, Piaget identificou dois tipos de discurso na linguagem infantil. Esses tipos de linguagem são.