Filtrar


Questões por página:
A teoria desenvolvida por Vygotsky (1984) trouxe uma importante contribuição para a análise da relação entre o desempenho do aluno e o desenvolvimento de suas potencialidades cognitiva, afetiva e histórico-social. Destaca-se o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que, segundo o autor, diz respeito à distância entre o nível de desenvolvimento
Uma professora de ensino fundamental trabalha com alunos que podem construir novas operações, operações de lógica proposicional, e não simplesmente as operações de classes, relações e números. Estas crianças atingiram novas estruturas, que são combinatórias, correspondentes ao que os matemáticos chamam de redes (lattices), e também atingiram grupos mais complicados de estruturas.
Considerando os estágios de desenvolvimento dessas estruturas operacionais propostos por Piaget (2009), é correto afirmar que estas crianças estão no estágio
Ao abordarem a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, Sacristán e Gomes (2000) afirmam que são duas as dimensões na significação potencial do material de aprendizagem:
I – significação ________: coerência na estrutura interna do material, sequência lógica nos processos e consequência nas relações entre seus elementos componentes.
II – significação ________: que seus conteúdos sejam compreensíveis desde a estrutura cognitiva que o sujeito que aprende possui.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
É notória na reflexão de Vygotsky a articulação entre pensamento e linguagem. A partir da leitura de Fontana (1996), a afirmação a seguir que expressa corretamente essa conexão é:
O período compreendido entre, aproximadamente,7 a 12 anos tem como característica principal a utilização do raciocínio lógico, de maneira a superar o caráter instável e subjetivo do pensamento próprio do período anterior. O pensamento infantil, de acordo com Piaget, torna-se lógico por conta da organização de sistemas operacionais, que satisfazem as leis dos conjuntos comuns. Embora as crianças desse período possam raciocinar conceitualmente sobre objetos concretos, não sabem pensar de modo abstrato, de um modo científico, que será próprio da fase posterior. De acordo com os estudos piagetianos sobre o desenvolvimento humano, neste período, analise as afirmativas a seguir.
I. A criança preocupa-se em compreender o pensamento do outro, bem como em se fazer compreender e ver aceitos os seus argumentos, com a necessidade, portanto, de transmitir o que pensa; há o início da reflexão. Ocorre significativo aumento de empatia da criança para com os sentimentos e condutas dos outros, manifestando, ainda, sentimentos morais e sociais de cooperação, com a colaboração efetiva dos colegas. II. A inteligência mostra-se em um caminhar progressivo, a fim de alcançar maior adaptação; nesse caso, a assimilação e a acomodação realizam um papel essencial entre o indivíduo e o meio. A criança, que anteriormente não conseguia operar utilizando-se do constructo da reversibilidade, nesse período, é capaz de fazê-lo. Ela se torna capaz de perceber que cada operação comporta uma operação inversa. III. A criança entende que a quantidade de líquido permanece a mesma; ainda que seja alterado o recipiente em que estava inicialmente, manterá a mesma quantidade que tinha (reversível). Assim, guiada pela capacidade de realizar operação intelectual, a criança consolida noções de conservação, de número, de substância, de volume, de peso e de causalidade. IV. O raciocínio da criança torna-se dedutivo, com a captação do real como um processo e movimento do todo para as partes. Desse modo, a criança é capaz, neste período, de realizar operações, ou seja, um ato representacional que se constitui em um conjunto de atos inter-relacionados.
Está correto o que se afirma em