Filtrar


Questões por página:

Sobre o processo de ensino, relacione cada um dos elementos de aprendizagem, segundo Piaget, com suas respectivas características.


1. Assimilação

2. Acomodação

3. Adaptação


( ) processo que tem por finalidade ajustar os padrões comportamentais preexistentes, modificando-os para lidar com as novas informações ou com o feedback das situações externas.

( ) processo de recepção de todos os tipos de estímulos e informações, organizando-os para em seguida integrá-los às formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim novas estruturas.

( ) processo que equilibra a assimilação da experiência às estruturas dedutivas e acomoda essas estruturas aos dados da experiência.


Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Leia o fragmento a seguir.

Patrícia, professora do 1º ano do Ensino Fundamental, observava a escrita de seu aluno para as palavras: ESTOJO - CADERNO - LÁPIS:

Imagem associada para resolução da questão


A professora comenta com sua coordenadora que seu aluno apresenta uma escrita silábica, uma das etapas do processo de letramento.


As opções a seguir apresentam características da concepção piagetiana sobre o erro no processo de aprendizagem, à exceção de uma. Assinale-a.

Vygotsky considera a relação entre aprendizagem e desenvolvimento como

A consciência afetiva é a forma pela qual o psiquismo emerge da vida orgânica: corresponde à sua primeira manifestação. Pelo vínculo imediato que se instaura com o ambiente social, ela garante o acesso ao universo simbólico da cultura, elaborado e acumulado pelos homens ao longo de sua história. Dessa forma é ela que permitirá a tomada de posse dos instrumentos com os quais trabalha a atividade cognitiva. Neste sentido, ela lhe dá origem.

(Adaptado de: DANTAS, H. “Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon”. In: Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão,1992, p.85 e 86)


De acordo com o texto,

Segundo Oliveira (in: La Taille, Oliveira e Dantas,1992), falar da perspectiva de Vygotsky é falar da dimensão social do desenvolvimento humano. Interessado fundamentalmente no que chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas predominantes na União Soviética pós-revolução de 1917, Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a ideia de que