Questões de Concurso
Filtrar
515 Questões de concurso encontradas
Página 24 de 103
Questões por página:
Julgue o item que se segue.
Afetividade, inteligência e motricidade são elementos dissociáveis na evolução psíquica da criança, pois esses elementos têm papéis bem definidos, permitindo à criança alcançar níveis de pensamento cada vez mais elevados.
Julgue o item que se segue.
A compreensão relativa ao desenvolvimento psicomotor é importante para que o professor, em sua atuação na Educação Infantil, possa utilizar-se desses conhecimentos para estimular as crianças de acordo com os objetivos propostos. Em relação ao movimento de preensão e da coordenação óculo-manual ou viso-manual, por exemplo, é fundamental ao professor compreender que ele se manifesta quando a criança organiza as noções de tempo para melhor organizar sua rotina e suas ações cotidianas.
Julgue o item que se segue.
Vygotsky reafirma a natureza histórica e social do ser humano, como ser concreto, autor e produtor de sua história. Assim, concebeu o desenvolvimento humano a partir de quatro planos genéticos: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese, quatro aspectos do desenvolvimento, que estão inter-relacionados e constituem a origem de quem somos nós e de como nos tornamos humanos. A ontogênese se refere ao nosso desenvolvimento ao longo da vida, que vai da infância até a velhice, ou seja, embora com características advindas da evolução da espécie, na apropriação da cultura, o ser vai se transformando e adquirindo novas facetas.
Julgue o item que se segue.
A educação na visão piagetiana deve possibilitar à criança o desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório-motor até o operatório abstrato. A escola deve, assim, promover os esquemas de acomodação da criança, favorecendo a realização de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios sucessivos, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento. Nessa construção, as concepções infantis combinam-se às informações provenientes do meio, na medida em que o conhecimento é concebido apenas como espontaneamente descoberto pela criança, e como transmitido mecanicamente pelo meio exterior ou pelo adulto.