Filtrar


Questões por página:
No diagnóstico psicopedagógico os recursos utilizados pelo psicopedagogo devem contemplar:
I. As provas Piagetianas. II. O uso do HDC. III. Com prioridade o WISC. IV. O Teste de Prontidão de Horizontes. V. Becasse R-I (F e M).

Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.
A dislexia está relacionada a uma desorganização no processamento cerebral das informações recebidas pelo sistema visual. Sendo assim, devido ao esforço despendido no processamento das informações visuais, a leitura torna-se mais lenta e segmentada, o que compromete a velocidade da cognição e memorização, produzindo cansaço, troca de palavras, desfocamento, fotofobia e distração, após um intervalo relativamente curto na leitura. Sobre o atendimento ao aluno com dislexia, é INCORRETO afirmar que
O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento. Sobre a atuação do psicopedagogo com crianças diagnosticadas com TDAH, é INCORRETO afirmar que
A avaliação psicopedagógica é um dos componentes críticos da intervenção psicopedagógica, pois nela se fundamenta as decisões voltadas à prevenção e solução das possíveis dificuldades dos alunos, promovendo melhores condições para o seu desenvolvimento. A avaliação psicopedagógica envolve:
I. A identificação dos principais fatores responsáveis pelas dificuldades da criança.
II. O levantamento do repertório infantil relativo as habilidades acadêmicas e cognitivas relevantes para a dificuldade de aprendizagem apresentada, o que inclui: conhecimento, pelo profissional, do conteúdo acadêmico e da proposta pedagógica, à qual a criança está submetida.
III. A identificação de características emocionais da criança, estímulos e esquemas de reforçamento aos quais responde e sua interação com as exigências escolares propriamente ditas.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Analise as afirmativas a seguir.
Pode-se afirmar que as emoções, tais como medo, alegria, raiva, tristeza, são fenômenos neurológicos que indicam coisas importantes acontecendo. Conforme afirmam Cosenza e Guerra (2011), elas [as emoções] se manifestam por meio de alterações na sua fisiologia e nos seus processos mentais e mobilizam recursos cognitivos existentes, com a atenção e a percepção.
Sendo assim, leia a situação a seguir.
Um aluno relata que o professor entrou em sala de aula com uma pilha enorme de papeis e avisou a turma que naquela aula haveria a aplicação de uma prova surpresa. A partir desse momento, ele [o aluno] não conseguiu se controlar, começou a chorar e precisou ser retirado da sala de aula.
Analisando tal situação e as possíveis intervenções do psicopedagogo, é CORRETO afirmar que: