Filtrar


Questões por página:
De acordo com Weiss (1992), todo o diagnóstico psicopedagógico em si é uma investigação do que não vai bem com o sujeito em relação a um rendimento esperado. No processo de investigação diagnóstica das dificuldades de aprendizagem através da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), o papel do psicopedagogo deve, observar e agir de acordo com o que está relacionado nas alternativas a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.
A Psicopedagogia tem uma visão integrada da aprendizagem, entendendo que todas as dimensões do sujeito são coparticipantes de seus processos de aprendizagem. Em relação á psicopedagogia marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem.
( ) Cria estratégias para a superação do não aprender.
( ) Controla e inspeciona a ação do professor em sala de aula.
( ) Engloba vários campos do conhecimento, integrando-os e sistematizando-os.
( ) Desenvolve um método de ajustamento escolar para todos os alunos com problemas de aprendizagem.
( ) Realiza uma análise quantitativa do rendimento dos alunos e da qualidade do ensino oferecido pela escola.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
As dificuldades de aprendizagem abrangem vários fatores, uma vez que envolvem a complexidade do ser humano estando associada para além dos fatores neurológicos, abarcando também fatores psicológicos, biológicos e ambientais. No cotidiano escolar encontramos uma multiplicidade de alunos com dificuldades de aprendizagem e o psicopedagogo pode intervir de forma significativa na superação destas dificuldades de aprendizagem. Quando o aluno é diagnosticado com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e sua aprendizagem encontra-se defasada, o psicopedagogo deve trabalhar, de forma a observar algumas das atitudes a seguir. Assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, analise as afirmativas.
I. O conhecimento não é algo acabado e estável, mas está em constante transformação pelo sujeito por meio da sua ação constrói conhecimentos indispensáveis na sua adaptação ao meio.
II. O conhecimento é produzido ao longo de um percurso histórico, sendo datados e construídos para atender às demandas humanas em determinado contexto e tempo.
III. O conhecimento não ocorre pelas informações que os objetos têm, mas pela ação do sujeito sobre essas informações transformando-as em conhecimentos.
IV. O conhecimento não está no sujeito-organismo, tampouco no objeto-meio, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois.

Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.
Analise as afirmativas.
O psicopedagogo com um olhar atento para as questões que interessam ao bom desempenho escolar consegue identificar fatores que podem contribuir para a minimização das dificuldades de aprendizagem. Um recurso significativo para a compreensão das dificuldades de aprendizagem é a Anamnese Psicopedagógica, que tem como objetivo:
I. Repreender os pais e a criança apontando o caminho para a solução do problema, estabelecendo um prognóstico para a criança.
II. Envolver o uso de testes que possibilitem uma avaliação do desenvolvimento da criança e um comprometimento dos pais.
III. Investigar através do contato com os pais o momento atual da criança determinando o seu comportamento.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).