Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Dificuldade de aprendizagem' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Material didático e método pedagógico condizentes com a realidade social do aluno são fatores que diminuem a dificuldade de aprendizagem das crianças em toda fase escolar, de acordo com as informações apresentadas no texto.

II. Em 1913, Montessori percebeu que os ensaios pedagógicos até então utilizados com crianças com deficiência poderiam ser instrumentos de minimização da dificuldade de aprendizagem, leitura, escrita e cálculo também em crianças sem essa condição, de acordo com o texto.

III. Quando se falava em dificuldade de aprendizagem, os primeiros estudiosos realizaram experimentos com crianças com deficiência mental ou com capacidade mental limitada, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Um conjunto de teorias psicológicas que centra seus estudos no comportamento impulsionou no Brasil uma tendência que define fortemente a educação brasileira a partir da década de 30, e vai se consolidar em 70 com a Lei nº 5.692/71. Com a referida LDB, toda escola brasileira, particular e pública devem se organizar para atender às exigências da nova sociedade. A teoria psicológica e a tendência pedagógica a que nos referimos é:
“A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.” Sobre a linguagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

As relações humanas, embora complexas, são elementos fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Sobre o relacionamento no avanço do processo ensino-aprendizagem, julgue o item a seguir.


No processo ensino-aprendizagem, a relação professor-aluno deve ser marcada pela bidirecionalidade, ou seja, pela influência existente do professor sobre o aluno, assim como do aluno sobre o professor.

O desenvolvimento de pessoas e o processo de educação corporativa envolvem jogos e dinâmicas de grupo. A respeito desse processo e das estratégias utilizadas, julgue o item a seguir.


O psicodrama pedagógico é uma técnica de amplo uso no treinamento de relações interpessoais. A essência dessa técnica está no revezamento de papéis. O psicodrama pertence ao mesmo grupo das dramatizações ou jogos dramáticos.