Filtrar


Questões por página:
Dantas (1992) descreve um “circuito perverso” da emoção, que é caracterizado em várias teorias como desorganizador do comportamento. No contexto escolar, que alternativa é condizente com a perspectiva de Wallon acerca desse problema?
No decorrer do processo educativo, avaliações pedagógicas dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais devem identificar barreiras que estejam dificultando ou impedindo o processo educativo em suas múltiplas dimensões. A realização desse tipo de avaliação, que enfatiza o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, bem como a melhoria da instituição escolar, precisa estar condicionada à:
Vygotsky (apud FREITAS,1995 p.93) desenvolveu estudos sobre Pensamento e Linguagem em ouvintes entre os anos de 1929 e 1934, que apresentam a relação entre o pensamento e a linguagem. Conforme o autor, “pode-se estabelecer no desenvolvimento da fala da criança uma linguagem pré-intelectual e no desenvolvimento, um pensamento pré-linguístico”. Para ele, a partir dos dois anos, a linguagem pré-intelectual e o pensamento pré-linguístico se juntam e surge nova organização linguístico-cognitiva. Em relação ao desenvolvimento da criança surda, quando há percepção de que cada coisa tem seu nome e a tentativa de aprender os signos, é correto afirmar que:

Com relação aos mecanismos de aprendizagem, Piletti e Rossato (2012), discorrem sobre teorias e teóricos importantes nessa área. Leia o texto apresentado pelos autores:

“[...] apresentamos teorias psicológicas que enfatizam os fatores externos, as forças ambientais como o _______________ [...]. Outras teorias como a _____________, atribuem mais ênfase a fatores internos: percepção, intuição, compreensão. Também defensora da influência decisiva de fatores internos, só que representados pela estrutura da personalidade, com ênfase no inconsciente é a __________________ [...]. Já a _______________ advoga em prol do chamado interacionismo, ou seja, que a aprendizagem decorre de fatores internos ou inatos e externos ou ambientais que interagem no processo de desenvolvimento como ___________ [...]. A essas quatro teorias, consideradas clássicas, podemos acrescentar outras quatro [...]: ___________ enfatiza o vínculo entre a aprendizagem escolar e a cultura constituída historicamente; _______ [...] para quem no processo de ensino e aprendizagem deve-se levam em conta o desenvolvimento integral do indivíduo, em suas dimensões afetivas, intelectuais, motoras e sociais. ________ considera que a aprendizagem só ocorrerá e será duradoura na medida em que resultar do engajamento livre do indivíduo, trabalhando coletivamente em relações caracterizadas pela empatia e pelo respeito mútuo; e ____________ que se refere a uma mudança radical na concepção da alfabetização, a partir da própria criança, que vai dirigindo o processo e construindo o próprio conhecimento. (PILETTI; ROSSATO, 2012, p.11)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:

Vygotsky, um dos principais pensadores da área da Psicologia da Educação, afirma que a linguagem possui duas importantes funções: o intercâmbio social e o pensamento generalizante. Segundo Racy (2012): “Na visão de Vygotsky, a linguagem é o sistema simbólico básico de qualquer sociedade e serve não só para nos comunicarmos, como também para produzirmos um pensamento generalizante, sendo essa a função que coloca a linguagem a serviço do pensamento.” (RACY,2012, p.63)

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) a partir de Racy (2012):


( ) Para Vygotsky, a linguagem age na estrutura do pensamento e a partir dela é que ocorre a construção do conhecimento.

( ) Para Vygotsky, quando a criança pensa em voz alta ou fala sozinha, ela está exercitando o seu pensamento.

( ) As relações sociais do indivíduo com o ambiente não são entendidas como mediadoras da aprendizagem, de acordo com Vygotsky.

( ) Vygotsky não considera o ambiente escolar como propício para a interação entre as crianças e os adultos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: