Filtrar


Questões por página:
O diagnóstico psicopedagógico é uma prática que requer o uso de procedimentos específicos, de acordo com a postura teórica adotada, com o aprendente, com sua história de vida e com as queixas ou os motivos de encaminhamento (NUTTI,2021). Acerca dos processos avaliativos e diagnósticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O processo tem início quando a família e/ou os responsáveis fazem o primeiro contato ou a primeira consulta e é desenvolvido em algumas sessões (em torno de oito), tendo cada uma um objetivo diferente para a coleta de dados sobre a dificuldade de aprendizagem. II. O diagnóstico deve ser visto como uma “pesquisa-ação” que possibilita ao psicopedagogo levantar hipóteses provisórias que vão sendo confirmadas ou não ao longo do processo, restando, ao final, as hipóteses de trabalho que podem ser aplicadas para novos casos clínicos. III. Os instrumentos de avaliação fornecem os subsídios para a análise do passado, do presente e das expectativas futuras sobre o caso (prognóstico), sendo essencial a utilização dos instrumentos de forma a coletar o máximo de informações articuladas nos campos cognitivo, afetivo, social e pedagógico do indivíduo em avaliação.
Estão corretas as afirmativas:
Ao pensarmos a conexão possível entre neurologia e desenvolvimento, mais especificamente desenvolvimento cognitivo, devemos pensar que o próprio desenvolvimento neurológico só é possível por meio da conexão do sistema neural com o ambiente. A essa conexão damos o nome de aprendizagem (ROTA; BRIDI FILHO; BRIDI, 2015). Refletindo acerca de interação entre os aspectos neurológicos do sujeito, com o ambiente, analise as afirmativas a seguir.
I. Fruto da interação neuro-biológica-genética com o ambiente, os processos interativos exigem uma modificabilidade constante do sujeito como um todo. II. O ambiente que acolhe e desafia é a base de influência do input, assim como a sua constância e repetição exercem efeitos nas organizações e estruturas corticais, ampliando a potencialidade de crescimento da arborização dentrítica. III. O conceito de plasticidade cerebral nos mostra que não é exclusivamente em intervenções físicas ou medicamentosas que o corpo vai se adaptar às novas exigências do meio. Se essas interposições ao corpo o auxiliarem, será pela interação com o meio onde o sujeito está inserido. IV. A estimulação permanente não é fruto apenas de processos formais de escolarização ou estimulação, sequer de apenas exercícios repetitivos do corpo ou do aprender. É um processo contínuo, no qual elementos e comportamentos cotidianos, permanentemente apresentados e exigidos, estimulam a complexidade relacional e interativa.
Estão corretas as afirmativas:
A psicopedagogia foi concebida como a confluência de diversas áreas do conhecimento, principalmente, a Pedagogia, a Psicologia, a Didática, dentre outras, assegurando-se como um corpo de conhecimento complexo que requer uma aproximação interdisciplinar (SOBRINHO, 2015). Sobre as funções da psicopedagogia, assinale a alternativa incorreta.
Enquanto processo de investigação de transtornos ou patologias referente à aprendizagem humana, a avaliação psicopedagógica é um valioso ferramental para identificar e compreender a fonte das dificuldades apresentadas pelo aluno. Dependendo do seu resultado, é possível identificar algo mais severo, que exija intervenções mais complexas posteriormente. Dentre as etapas principais desse processo inicial, destacam-se:
1. Entrevista familiar.2. Aplicação de EOCA.3. Aplicação de provas operatórias.4. Técnicas projetivas e provas pedagógicas.5. Anamnese com os pais ou responsáveis.6. Devolutiva aos pais ou responsáveis.
Assinale:
Além de ser empregada em treinamentos empresariais para fins de interação, descontração ou recrutamento e seleção de pessoas, essa técnica, criada pelo psicólogo Kurt T. Lewin, também pode ser utilizada em atividades psicopedagógicas com o objetivo de analisar, integrar, socializar e desenvolver educandos com déficits de aprendizagem. Estamos nos referindo: