Filtrar


Questões por página:

A corrente de pensamento construtivista, que tem Jean Piaget (1896-1980) como seu principal expoente, sustenta uma perspectiva que se tornou célebre acerca da aprendizagem.


O processo de aquisição do conhecimento, de acordo com o construtivismo, ocorre por meio

Não se fala de autoestima, paixões, frustrações, alegrias, desencantos, comunicação interpessoal, ética, solidariedade e outros itens como se fala de logaritmos ou de eletrodinâmica. (...) Temos obtido interessantes resultados com o emprego de estratégias de sensibilização, em que o papel do capacitador muda de feição. Já não é mais o professor falando, ensinando, expondo os saberes que melhor conhece para quem não os conhece bem; é, efetivamente, um professor-capacitador que conhece jogos operatórios, sabe trabalhar estudos de caso, aprendeu estratégias para aguçar sensibilidades e as utiliza para propor discussões, sugerir debates, angariar depoimentos e, raramente, eleger concussões.


ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender.

Porto Alegre: Artmed,2002, p.65.


A aula descrita pelo trecho supracitado tem como foco central o desenvolvimento de capacidades

Para Freud, em 1908, o jogo é o primeiro vestígio da atividade poética, a infância da arte. Reencontramos a visão romântica da criança que joga: “toda criança que joga se comporta como poeta, enquanto cria um mundo para si, ou, mais exatamente, transpõe as coisas do mundo em que vive para uma ordem nova que lhe convém”. A importância do jogo e sua seriedade estão ligadas ao investimento psíquico (afetos) que ela manifesta. O jogo, como o sonho acordado, se opõe à realidade (“o contrário do jogo não é a seriedade, mas a realidade”); a diferença mínima é que ele se apoia em uma realidade para fazer dela outra coisa. A referência ao jogo ajuda a circunscrever a especificidade desse comportamento, que permite projetar um mundo conforme as aspirações do psiquismo, sem os entraves devidos à realidade. Desse ponto de vista, o poeta e a criança tem uma atividade semelhante, em que predomina o imaginário: “O poeta faz como a criança que joga; cria um mundo imaginário que leva muito a sério, isto é, que dota de grandes qualidades de afetos, distinguindo-o claramente da realidade”.


BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas,1998, p.90.


Com base no trecho acima, é correto afirmar que

De acordo com Amorim e Alves (2008), para o desenvolvimento de uma criança cega, é importante atender a suas necessidades educacionais específicas, como trabalhar os requisitos prévios para aprendizagem em braille. Para essas autoras, são necessários alguns pré- -requisitos, como noções de espaço e tempo; percepção das relações espaciais e noções básicas de tamanho e formas.

Assinale a alternativa relacionada às noções básicas de formas e tamanhos com base nas autoras.
Amorim e Alves (2008) escrevem que a ausência da visão, por si só, não impõe limitações à possibilidade de estabelecer relações socias e interagir com o mundo, bem como não impossibilita responder aos estímulos do ambiente.

No entanto, na perspectiva das autoras, a falta da visão traz consequências para a criança cega, por exemplo: