Filtrar


Questões por página:
A finalidade da assistência de enfermagem durante o pré-natal, parto e puerpério é garantir uma boa condição de saúde para a mulher e para o feto/recém-nascido, bem como proporcionar uma experiência gratificante nesse período. Avalie as opções abaixo e marque a que estiver incorreta:
Durante a consulta de enfermagem, o enfermeiro precisa calcular a data provável do parto (DPP) da gestante, com data da última menstruação (DUM) em 13 de agosto de 2022. Faça o cálculo e assinale a alternativa correta.
Analise as afirmações a seguir: I. O Teste Rápido de Gravidez pode ser realizado na própria Unidade Básica de Saúde, acelerando o processo necessário para a confirmação da gravidez e o início do prénatal.
II. A mulher grávida deve iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde tão logo descubra ou desconfie que esteja grávida, preferencialmente até a 20ª semana de gestação, o que garante a captação precoce da gestante pelo serviço de saúde.
III. O acompanhamento periódico e contínuo de todas as gestantes é para assegurar seu seguimento durante toda a gestação, em intervalos preestabelecidos: mensalmente, até a 20ª semana; quinzenalmente, da 20ª até a 36ª semana; e semanalmente, da 36ª até a 41ª. Marque a alternativa CORRETA:
Para ampliar a captação precoce das gestantes, o Ministério da Saúde, por intermédio da Rede Cegonha, incluiu o teste rápido de gravidez nos exames de rotina do pré-natal, que pode ser realizado pelas unidades básicas de saúde. Dessa forma, toda mulher com história de atraso menstrual deverá ser orientada pela equipe de saúde a realizar o teste imunológico de gravidez (TIG), quando o atraso for maior que:
Paciente Mariana da Silva, casada,28 anos de idade, compareceu à primeira consulta do pré-natal e foi atendida pela enfermeira da unidade. Durante a anamnese, a paciente informou que a data da última menstruação (DUM) foi no dia 13/09/2022. Sendo assim, a data provável do parto (DPP) será no dia: