Filtrar


Questões por página:
S. M.,31 anos de idade, secundigesta, tem registro de macrossomia fetal em gestação anterior. Essa condição indica, entre outras ações,
K. M.,31 anos de idade, gestante com idade gestacional de 30 semanas, portadora de hepatite B, comparece à Unidade Básica de Saúde para consulta de pré-natal, e, entre outras ações, recebe informações referentes ao aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, nessa condição, o aleitamento materno
Conforme a Portaria nº 569/2000, são princípios e diretrizes do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. Assinale a alternativa correta.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é o modelo metodológico ideal para o enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos na prática assistencial, favorecendo o cuidado e a organização das condições necessárias para que ele seja realizado, promovendo um cuidar de enfermagem contínuo, mais justo e com qualidade para o paciente. A SAE consiste em realizar o processo de Enfermagem de forma contínua e integral, por um sistema composto de cinco etapas: histórico, diagnósticos, planejamento, implementação (intervenções de enfermagem) e avaliação (AGUIAR et al,2010).
Considerando a fisiopatologia clássica, dessa situação, são prováveis diagnósticos de enfermagem para a paciente gestante com pré-eclâmpsia grave, EXCETO:
As doenças hipertensivas associadas à gestação possuem elevada incidência mundial, sendo causa de altas taxas de mortalidade materna. Entre as síndromes hipertensivas da gestação, a síndrome HELLP é a mais grave. Ela é caracterizada como uma complicação gestacional atípica e grave da pré-eclâmpsia, que acomete gestantes a partir da 20ª semana e puérperas (GANEM; CASTIGLIA,2002; SANTOS et al.,2010; NUNES et al.,2005). A síndrome HELLP, cujo termo é um acrônimo, compreende os seguintes sinais/sintomas), EXCETO: