Filtrar


Questões por página:
Para a prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionada ao uso de cateter vascular periférico o técnico de enfermagem deve saber que
O risco de apresentar lesões de pele e úlceras por pressão é aumentado em paciente com quadro clínico que implica longa permanência no leito para suporte terapêutico e assistência de enfermagem. Nesse contexto, além do manejo das tecnologias duras e maior complexidade, compete ao enfermeiro:
I. na coleta de dados, identificar os fatores de risco para o desenvolvimento de lesão intrínsecos e extrínsecos ao paciente; II. planejar a assistência de enfermagem com base na avaliação e prescrição médica; III. orientar a equipe de enfermagem quanto à realização de medidas de prevenção relacionadas ao atrito, umidade e pressão; IV. prescrever cuidados de enfermagem relacionados à mobilidade do paciente pela mudança de decúbito do paciente, a cada 2 horas.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
O tipo de cobertura comercial estéril, composta por uma camada de tecido de carvão ativado, impregnado com prata, inserido em um envoltório de não tecido com borda selada em toda sua extensão, formando um sachê, deve ser usado em qual tipo de ferida?
O cuidado de enfermagem com feridas é uma das intervenções mais frequentes na assistência ao paciente clínico e crítico sendo amplo os tipos de produtos disponíveis no mercado com indicações e características específicas. É atribuição do enfermeiro a avaliação da ferida e planejamento do cuidado ao paciente. Qual produto permite a visualização direta da ferida, atua como barreira para bactérias e também pode ser utilizado para fixação de cateter?

Paciente com 60 anos de idade apresenta úlcera diabética em pé esquerdo com presença de fibrinas, tecido de granulação e exsudato seropurulento em grande quantidade, além de odor fétido. De acordo com o Ministério da Saúde, em relação à troca de curativo e limpeza da ferida, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Para atuar como um curativo ideal, a cobertura deve manter o excesso de exsudato.

II. Para atuar como um curativo ideal, a cobertura deve manter umidade entre a ferida e o curativo.

III. Para atuar como um curativo ideal, a cobertura deve permitir trocas gasosas.

IV. Para a limpeza da ferida, a solução preconizada é a fisiológica a 0,9%, preferencialmente gelada.

V. A pele perilesional deve ser limpa preferencialmente com sabão neutro, removendo-o e evitando traumas e processos dermatológicos tópicos.

VI. É preconizado em feridas granuladas o uso de irrigação em jato forte.