Filtrar


Questões por página:

Além da dispensação, poderá ser permitida às farmácias e drogarias a prestação de serviços farmacêuticos de aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos.


Respectivamente, quais são esses parâmetros fisiológicos e bioquímicos?

Analise o texto.


“… o cuidado em saúde (…) envolve a contínua reconstrução de significados a respeito de si, do outro e do mundo, incluindo também significados sobre saúde, doença, qualidade de vida, autonomia, que torna necessária a criação de um espaço relacional que vá além do saber-fazer científico/tecnológico. Isso permite o olhar para a pessoa além da doença que apresenta, considerando-se o conhecimento que possui sobre si mesma, sobre o adoecer e a saúde, como focos essenciais na reconstrução conjunta de sentidos em direção a uma vida saudável nos seus diversos aspectos.”

(Thaís Thomé Seni Oliveira Pereira; Monalisa Nascimento dos Santos Barros; Maria Cecília Nobrega de Almeida Augusto. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272011000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 27.12.2019. Adaptado)


Nesse sentido, o texto está em consonância com o contido na Resolução no 388, de 06 de maio de 2004, que estabeleceu a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, quando fala que a interação direta do farmacêutico com o usuário deve envolver as concepções dos sujeitos, respeitadas as suas

Observe a tabela.

 

 

Tabela 2 Indicadores de prescrição, dispensação e serviços de saúde relacionados ao uso racional de medicamentos segundo a Região do Brasil. Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Serviços,2015.

 

De acordo com a tabela, pode-se inferir que

Frente à multiplicidade de produtos farmacêuticos lançados constantemente e a falta de recursos financeiros, é de fundamental importância o estabelecimento de prioridades, para que exista uma oferta de medicamentos seguros, eficazes e que atendam as reais necessidades da população, implicando benefícios terapêuticos e econômicos.


O aspecto do ciclo da assistência farmacêutica a que se refere o texto é a

Na reorientação da Assistência Farmacêutica, de acordo com Portaria nº 3.916, de 30 de outubro de 1998, que aprovou a Política Nacional de Medicamentos, tem papel preponderante, sobremaneira no acompanhamento da Implementação da Política de Medicamentos: