Filtrar


Questões por página:
Considerada o contato preferencial dos usuários e a principal porta de entrada do sistema de saúde, a Atenção Básica à Saúde (ABS) é o centro de comunicação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) (BRASIL,2010). Dentre os diversos serviços e estratégias que compõem a ABS, a Assistência Farmacêutica exerce um importante papel, à medida que busca garantir o acesso e a promoção do uso racional de medicamentos. Nesse contexto, os serviços de cuidado farmacêutico constituem ferramenta através da qual a ação da assistência farmacêutica se incorpora aos serviços de ABS. Dados os exemplos de serviços de cuidados farmacêuticos,
I. Ações de educação em saúde (educação permanente e promoção da saúde) e ações para o uso racional de medicamentos (dispensação de medicamentos, farmácia clínica, atividade técnico-pedagógica). II. Seleção de medicamentos e estruturação da comissão de farmácia e terapêutica. III. Programação, armazenamento e distribuição de medicamentos.
Verifica-se que está(ão) correto(s)
O farmacêutico de um município do interior de Alagoas com 15.000 habitantes acabou de ser contratado para gerenciar a Assistência Farmacêutica Municipal. Dentre suas atribuições mais emergenciais, está a necessidade de entregar a programação dos medicamentos da Atenção Básica para que a comissão de licitação possa realizar o pregão para o próximo exercício.
O farmacêutico inicia a coleta de dados para realizar a programação e verifica que os dados de dispensação não estão disponíveis, consegue apenas o número de equipes da Estratégia Saúde da Família, população coberta e número de especialidades médicas e atendimentos do centro de saúde. A partir dessas informações, qual técnica de programação é mais adequada para a disponibilidade de dados desse município?