Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As condutas abaixo listadas devem ser tomadas no atendimento de emergência, ainda na UBS, EXCETO:
Conhecer a susceptibilidade e imunidade do homem em relação a uma doença é de extrema importância durante a assistência à comunidade.
Sobre este tema, na Leishmaniose visceral, é CORRETO afirmar:
Você está em uma visita domiciliar na sua área de abrangência e, durante o atendimento, acontece uma picada por escorpião na residência.
Qual das afirmativas MELHOR compreende as ações de primeiros socorros necessárias neste caso?

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a atenção básica deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. Ser base.

2. Ser resolutiva.

3. Coordenar o cuidado.

4. Ordenar as redes.


( ) Ser a modalidade de atenção e de serviço de saúde com o mais elevado grau de descentralização e capilaridade, cuja participação no cuidado se faz sempre necessária.

( ) Elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares, bem como acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS.

( ) Identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais.

( ) Reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando-as em relação aos outros pontos de atenção, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades de saúde dos usuários.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre as responsabilidades da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Garantir a continuidade do tratamento, pela adequada referência do caso. ( ) Conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis e identificar os problemas de saúde mais comuns e situações de risco aos quais a população está exposta. ( ) Promover ações intersetoriais e parcerias com organizações formais e informais existentes na comunidade para o enfrentamento conjunto dos problemas. ( ) Prestar assistência integral, respondendo de forma contínua e racionalizada à demanda, buscando contatos com indivíduos sadios ou doentes. ( ) Incentivar a formação e/ou participação ativa nos conselhos locais de saúde e no Conselho Municipal de Saúde.