Filtrar


Questões por página:
Todos os estados e municípios devem ter Conselhos de Saúde compostos por representantes dos usuários do SUS, dos prestadores de serviços, dos gestores e dos profissionais de saúde. A porta de entrada do sistema de saúde deve ser preferencialmente a atenção básica. São consideradas unidades de atenção básica de saúde, EXCETO:
“Criado pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as Equipes de Saúde da Família.” A afirmativa anterior trata-se de:

O processo de trabalho na Atenção Básica se caracteriza por alguns princípios, diretrizes e elementos, conforme apresentado na coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os significados/características apresentados na coluna II.

Coluna I:

1 Estratificação de risco.

2 Resolutividade.

3 Vigilância em saúde.

4 Fortalecimento da gestão local e do controle social.


Coluna II:

( ) Participar dos conselhos locais de saúde de sua área de abrangência, assim como articular e incentivar a participação dos trabalhadores e da comunidade nas reuniões dos conselhos locais e municipal.

( ) Capacidade de identificar e intervir nos riscos, necessidades e demandas de saúde da população, atingindo a solução de problemas de saúde dos usuários.

( ) Processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde.

( ) Utiliza critérios clínicos, sociais, econômicos, familiares e outros, com base em diretrizes clínicas, para identificar subgrupos, de acordo com a complexidade da condição crônica de saúde.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Em relação à Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), observe as afirmativas a seguir.

I A PNAB é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

II Esta Política Nacional de Atenção Básica tem no Programa “Mais Médicos” sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica.

III A PNAB estabelece que a melhora das condições de saúde das pessoas e coletividades passa por diversos fatores, dos quais grande parte pode ser abordada na Atenção Curativa e ambulatórios de especialidades.

IV O acolhimento à demanda espontânea na Atenção Básica pode constituir-se como mecanismo de ampliação/facilitação do acesso e dispositivo de (re)organização do processo de trabalho em equipe.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

Na Política Nacional de Atenção Básica, são responsabilidades comuns a todas as esferas de governo: