Filtrar


Questões por página:
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre as responsabilidades da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Garantir a continuidade do tratamento, pela adequada referência do caso. ( ) Conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis e identificar os problemas de saúde mais comuns e situações de risco aos quais a população está exposta. ( ) Promover ações intersetoriais e parcerias com organizações formais e informais existentes na comunidade para o enfrentamento conjunto dos problemas. ( ) Prestar assistência integral, respondendo de forma contínua e racionalizada à demanda, buscando contatos com indivíduos sadios ou doentes. ( ) Incentivar a formação e/ou participação ativa nos conselhos locais de saúde e no Conselho Municipal de Saúde.
A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Os princípios da Atenção Básica são: Universalidade; Equidade; Integralidade e Participação da Comunidade. II. Entre as diretrizes tem-se o Cuidado Centrado na Pessoa, o qual direciona os pontos da Rede de Atenção à Saúde – RAS. III. Cabe ao enfermeiro realizar consulta de enfermagem, procedimentos, solicitar exames complementares, prescrever medicações conforme protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão. IV. A equipe mínima da ESF é composta por médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). Podendo fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
“Conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.” Define com maior propriedade:
O enfermeiro é responsável pela consulta voltada à criança na Atenção Primária à Saúde. Uma das queixas comuns deste público é a otite média aguda. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A inflamação causada na orelha média em geral é secundária, ou seja, ocorre em decorrência de infecções anteriores como rinossinusites. II. Os sinais clínicos podem ser variados incluindo o choro excessivo, a febre, as alterações de comportamento e do padrão do sono, a irritabilidade, a diminuição do apetite e até a diarreia. III. O acompanhamento, a observação e o monitoramento dessas crianças são de extrema importância. Caso elas não comecem a melhorar rapidamente, o antibiótico pode, então, ser considerado. IV. O uso do otoscópio é fundamental para o diagnóstico de otite, para isso se faz necessário o uso de um espéculo auricular que realmente penetre na tuba auditiva para que seja avaliado os aspectos da membrana timpânica que pode apresentar hiperemia ou opacidade, abaulamento, diminuição da mobilidade e otorreia aguda são sinais típicos.
O Ministério da Saúde conceitua a Atenção Básica como um conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. A Atenção Básica tem seus fundamentos instituídos no(a)