Filtrar


Questões por página:
A Atenção Básica ou Primária é a porta de entrada preferencial do sistema de saúde no Brasil. Compete a esse nível de atenção a promoção e a prevenção em saúde. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, de acordo com as diretrizes acerca da Atenção Básica, segundo a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB).

Coluna 1
1. Unidade Básica de Saúde.
2. Equipe de Saúde da Família.
3. Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica.
4. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha.

Coluna 2
( ) Estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica.
( ) Constituído(a) de equipe multiprofissional complementar às equipes que atuam na Atenção Básica.
( ) Infraestrutura adequada ao quantitativo de população adscrita e suas especificidades.
( ) Desempenha funções em unidades construídas em comunidades cujo acesso se dá por meio fluvial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe que atua neste segmento é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, sendo uma equipe denominada como:
“Caracteriza-se como porta de entrada dos usuários para os serviços de saúde. Não deve servir apenas para a triagem e encaminhamento dos clientes, mas sim desenvolver atividades de assistência que atendam aos problemas mais comuns da população”. Essa definição refere-se à Unidade:
O SOAP é um modelo de registro em saúde adequado para o cuidado na Atenção Básica e para as diferentes práticas profissionais, cuja estrutura reflete a complexidade dos cuidados básicos de saúde (favorecendo a continuidade, a integralidade e a coordenação do cuidado), com destaque para suas categorias de problemas e avaliação, bem como de plano de cuidados (em suas dimensões de propedêutica, terapêutica, educativa e de seguimento/acompanhamento). A sigla SOAP significa:
Leia as afirmativas abaixo sobre os princípios e diretrizes da Atenção Básica conforme descrito nos documentos oficiais de saúde.

I. A universalidade na Atenção Básica significa que o acesso deve ser garantido a todos, sem exceções, servindo como porta de entrada contínua e de primeiro contato na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
II. A equidade busca fornecer o mesmo tipo de cuidado a todos, independentemente das suas condições de vida e saúde, para garantir que o direito à saúde seja homogêneo.
III. A integralidade abrange o atendimento a todas as necessidades de saúde do paciente, desde a prevenção de doenças até os cuidados paliativos, considerando aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
IV. A resolutividade implica que a Atenção Básica deve ser capaz de resolver a maioria dos problemas de saúde, evitando encaminhamentos desnecessários e garantindo cuidado coordenado quando necessário.


É correto afirmar que: