Filtrar


Questões por página:
O ato de cuidar está inserido em todas as culturas e é realizado sob diferentes formas e expressões. O cuidar da pessoa idosa é uma tarefa realizada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do idoso dependente. Assinale a alternativa que apresenta sobre o que é o cuidado formal.
É atribuição do profissional da Saúde que atua na Atenção Básica orientar as mulheres com resultado de exame citopatológico normal a seguir a rotina de rastreamento. Sobre os achados de alterações celulares benignas (reativas ou reparativas), analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Inflamação sem identificação de agente é caracterizada pela presença de alterações celulares epiteliais, geralmente determinadas pela ação de agentes físicos, os quais podem ser radioativos, mecânicos ou térmicos e químicos, como medicamentos abrasivos ou cáusticos, quimioterápicos e acidez vaginal sobre o epitélio glandular. ( ) Ocasionalmente, podem-se observar alterações, em decorrência do uso do dispositivo intrauterino (DIU), em células endometriais e endocervicais. ( ) O Papanicolaou apresenta evidentes limitações no estudo microbiológico, de forma que algumas alterações podem se dever a patógeno não identificado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre as diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), correlacione as colunas de cima para baixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
A. População Adscrita B. Resolutividade C. Longitudinalidade do cuidado D. Territorialização e Adstrição
( ) Pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas, evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado. ( ) Permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com foco em um território específico, com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das pessoas e coletividades que constituem aquele espaço e estão, portanto, adstritos a ele. ( ) População que está presente no território da unidade básica de saúde, de forma a estimular o desenvolvimento de relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população, garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado e com o objetivo de ser referência para o seu cuidado. ( ) Reforça a importância da Atenção Básica ser resolutiva, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, centrada na pessoa, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais.


Analise as afirmações a seguir: I. Não é papel do Agente Comunitário de Saúde coleta de animais e transporte de espécimes ou amostras biológicas de animais, para seu encaminhamento aos laboratórios responsáveis pela identificação ou diagnóstico de zoonoses.
II. Não é papel do Agente Comunitário de Saúde atuar na investigação diagnóstica laboratorial de zoonoses de relevância para a saúde pública.
III. Não é papel do Agente Comunitário de Saúde atuar na realização do planejamento, desenvolvimento e execução de ações de controle da população de animais, com vistas ao combate à propagação de zoonoses. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmações a seguir: I. Não é papel do Agente Comunitário de Saúde a realização de ações que possibilitem o conhecimento, pela comunidade, de informações obtidas em levantamentos socioepidemiológicos realizados pela equipe de saúde.
II. Não é papel do Agente Comunitário de Saúde a participação na elaboração, na implementação, na avaliação e na reprogramação permanente dos planos de ação para o enfrentamento de determinantes do processo saúde-doença.
III. Não é papel do Agente Comunitário de Saúde a consolidação e a análise de dados obtidos nas visitas domiciliares e a participação no planejamento e no mapeamento institucional, social e demográfico. Marque a alternativa CORRETA: