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Leia o trecho abaixo.
Art.3° A qualidade da educação básica será aferida, objetivamente, com base no Ideb, calculado e divulgado periodicamente pelo Inep, a partir dos dados sobre rendimento escolar, combinados com o desempenho dos alunos, constantes do censo escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica - Aneb e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).
Decreto n° 6.094, de 24 de abril de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2007/decreto/d6094.htm
O Ideb não mede o desempenho de alunos e professores individualmente. Ele aponta a situação da escola e é um indicador que deve ser interpretado dentro do contexto em que aquela escola existe. De posse de seus resultados, compete ao coletivo da escola, sob a coordenação da gestão, refletir, compreender e agir, enfim, como intervir para modificar e/ou consolidar e/ou ampliar uma situação diagnosticada. O Ideb está baseado no resultado
Leia o fragmento abaixo.
A avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá- la criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados.
M. H. Abrams, in Dilvo Ristoff,1995.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas abaixo, escolhendo as palavras-chave para montar um resumo coerente sobre avaliação institucional.
A autoavaliação institucional, fundada nos princípios democráticos e de participação, tem o propósito de _______________________________ (1). A avaliação institucional é um processo integrado de autoavaliação e de avaliação externa. Há dois tipos de sujeitos envolvidos: internos e externos, que são, respectivamente:__________________________________________ (2).
Sobre o conselho de classe, leia as afirmativas.
I. O conselho de classe, em uma visão democrática, é uma instância meramente burocrática em que se buscam justificativas para o baixo rendimento dos alunos.
II. O conselho de classe guarda em si a possibilidade de articular os diversos segmentos da escola e tem por objeto de estudo o processo de ensino.
III. Para maior eficácia do conselho de classe, seria necessário o envolvimento de outros segmentos da comunidade escolar, por exemplo, alunos representantes de turmas.
Está correto o que se afirma apenas em:
No Ensino Fundamental e no Médio, a figura da promoção e da classificação pode ser adotada em qualquer ano, série ou outra unidade de percurso escolhida, exceto no primeiro ano do Ensino Fundamental. Essas duas figuras fundamentam-se na orientação de que a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
I. avaliação contínua e cumulativa do desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
II. possibilidade de aceleração de estudos para estudantes com atraso escolar.
III. possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
IV. caráter facultativo de apoio pedagógico destina do à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com deficit de rendimento escolar.
Estão corretos apenas:
Sobre o conselho de classe, leia as afirmativas.
I. O conselho de classe, em uma visão democrática, é uma instância meramente burocrática em que se buscam justificativas para o baixo rendimento dos alunos.
II. O conselho de classe guarda em si a possibilidade de articular os diversos segmentos da escola e tem por objeto de estudo o processo de ensino.
III. Para maior eficácia do conselho de classe, seria necessário o envolvimento de outros segmentos da comunidade escolar, por exemplo, alunos representantes de turmas.
Está correto o que se afirma apenas em: