Filtrar


Questões por página:
A avaliação escolar muitas vezes é tratada como classificatória e a serviço da exclusão. Como proposta de superação desse quadro, é necessário que ela seja um ato de:
Existe uma prática educacional escolar que é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes tendo em vista uma tomada de decisão. Quando o professor se utiliza desta prática educacional escolar ele está praticando a:
Para Perrenoud (1998), considera-se como formativa toda prática de avaliação contínua que pretenda contribuir para melhorar as aprendizagens. Nesses termos, na concepção do autor, o conceito de avaliação formativa implica, para o professor, na ampliação do sentido de certas práticas. Quais são elas?
A avaliação é uma ação didática complexa e multifacetada e ocorre em diferentes esferas da educação, dentro da unidade escolar: a avaliação da aprendizagem; a avaliação institucional, que se relaciona com o coletivo escolar e não apenas com o aluno; e, a avaliação do sistema escolar que é auferida ao analisar um conjunto de escolas. Diante do exposto, a avaliação deverá se relacionar aos seguintes pontos específicos, EXCETO:
Para Hoffman, a avaliação, enquanto relação dialógica, concebe o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e também pelo professor, como ação-reflexão-ação que se passa na sala de aula em direção a um saber apropriado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão. Dessa forma, para a autora, a avaliação passa a exigir do professor