Filtrar


Questões por página:
“O método mais prático para a medida da composição corporal é a utilização da medida das dobras cutâneas” (CARNAVAL,2008). Qual dobra cutânea está sendo medida quando o avaliado é um homem e está em pé, de frente para o avaliador, e este faz a medida no ponto médio da distância entre a linha axilar anterior e o ponto thelion?
“A avaliação da aptidão física é prática comum em programas de exercícios preventivos e de reabilitação” (AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE,2018). De acordo com o American College of Sports Medicine (2018), “a massa corporal deve ser mensurada com uma balança antropométrica ou eletrônica e para aferir a altura, usa-se o estadiômetro.” Para avaliar a massa em relação à estatura usa-se o Índice de Massa Corporal (IMC). Qual a fórmula do IMC?
De acordo com Martin & Drinkwater (1991), existem vários métodos de avaliação para a determinação da composição corporal. Estes procedimentos de determinação podem ser classificados em métodos direto, indiretos e duplamente indiretos. Assinale a alternativa que contém apenas métodos de avaliação duplamente indiretos.
(Concurso Milagres/2018) Considere a seguinte situação hipotética: Uma pessoa deseja se matricular em uma academia de musculação. Dentre os procedimentos adotados por um profissional de Educação Física são considerados respectivamente corretos os seguintes procedimentos de avaliação:
Para que se tenha condições reais de avaliar se uma criança está ou não desenvolvendo uma motricidade saudável, faz-se necessário refletir sobre o ambiente da instituição e o trabalho ali desenvolvido: ele é suficientemente desafiador? Será que as crianças não ficam muito tempo sentadas, sem oportunidades de exercitar outras posturas? As atividades oferecidas propiciam situações de interação? A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor. Se constitui como um instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades, e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.

(RCNI,1998.)

Sobre os processos avaliativos, no que diz em respeito ao movimentar-se da criança na educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, como resultado de um trabalho intencional do professor.

( ) A avaliação deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de disciplinar e conhecer cada criança e grupo.

( ) A avaliação deve ser documentada apresentando os aspectos referentes à expressividade do movimento e sua dimensão instrumental. É recomendável que o professor atualize, sistematicamente, suas observações, documentando mudanças e conquistas.

( ) Sobre a avaliação é importante informar sempre às crianças sobre suas competências. A valorização de seu esforço e comentários a respeito de como estão construindo e se apropriando desse conhecimento são atitudes que as encorajam e as situam com relação à própria aprendizagem. O empenho e as conquistas devem ser valorizados em função de seus progressos e do próprio esforço, evitando colocá-las em situações de comparação.


A sequência está correta em