Filtrar


Questões por página:
O teste realizado em pacientes portadores de cervicobraquialgia, em que a cabeça é posicionada em flexão lateral e o fisioterapeuta realiza uma pressão no topo dela, observando como resposta o aumento dos sintomas radiculares nas extremidades superiores, é chamado de:
Para exame físico de um paciente portador de osteoartrite do quadril, o fisioterapeuta deve colocá-lo em posição supina na maca, com o quadril fletido, abduzido e em rotação externa. Deve, ainda, exercer uma força sobre o joelho. Caso o paciente sinta dor, pode-se dizer que há positividade para o teste de:
O fisioterapeuta, para analisar a integridade do reflexo bicipital, deve posicionar o braço do paciente em semiflexão sobre o seu braço. Em seguida, deve realizar a percussão sobre o tendão do bíceps distalmente com a interposição do polegar. Como resposta, devem ocorrer a contração do bíceps e o seguinte posicionamento do antebraço:
Um paciente comparece ao ambulatório de fisioterapia com queixas de dor em queimação e presença de parestesia no 3° e no 4° pododáctilos, que é agravada ao realizar deambulação e uso de sapatos apertados. Ao exame físico, é observada uma tumefação entre o terceiro espaço intermetatarsiano. Nesse caso, pode-se ter a seguinte hipótese diagnóstica:
AResolução nº 555, de 28 de março de 2022 – Institui a Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos – CBDF e dá outras providências. Analise as proposições sobre esta Resolução e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas assertivas que se seguem:
( ) Esta Resolução institui a Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos (CBDF), devendo ser utilizada como padrão para a descrição e codificação dos termos Diagnósticos Fisioterapêuticos, seguindo a linguagem da CIF em todas as classificações, para compatibilizar as nomenclaturas dos diagnósticos com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). ( ) AComissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (CNPF) prevê atualização a cada três anos da CBDF. ( ) Esta classificação (CBDF), a partir da estrutura básica que caracteriza as deficiências cinético-funcionais dos sistemas orgânicos, propõe, secundariamente, a complementação destes diagnósticos, com base na CIF. ( ) Prognósticos Fisioterapêuticos: podem ser definidos como “parte do processo fisioterapêutico proveniente do(s) diagnóstico(s) fisioterapêutico(s), interpretado a partir da análise de dados semiológicos observados no presente, com o intuito de supor um estágio futuro de uma deficiência cinético-funcional e das capacidades da pessoa quanto às suas limitações de mobilidade e restrições de participação social”.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses: