Filtrar


Questões por página:
De acordo com a ABNT NBR 14653-2:2011 Avaliação de bens – Imóveis urbanos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de terrenos constantes na referida norma às suas definições.

Coluna 1 1. Terreno de fundo. 2. Terreno encravado.3. Terreno interno.
Coluna 2 ( ) Aquele que, situado no interior da quadra, se comunica com a via pública por um corredor de acesso.
( ) Aquele que não se comunica com a via pública. ( ) Aquele localizado em vila, passagem, travessa ou local assemelhado, acessório da malha viária do Município ou de propriedade de particulares, e que não consta oficialmente na Planta Genérica de Valores do Município.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Um dos mecanismos para a avaliação de bens é a ABNT NBR – 14653 (Avaliação de Bens). Especificamente, para patrimônios históricos e artísticos, a sua parte 7 (ABNT,2009) recomenda, entre algumas metodologias para o calculo do valor do bem, o método do custo de viagem. Assinale a alternativa que apresenta o princípio para a determinação do custo do bem usado por esse método.
De acordo com a NBR 14653-1, a avaliação de bens pode ser definida como uma análise técnica realizada por engenheiro de avaliações, para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data. Analise os procedimentos avaliativos usuais, com a finalidade de identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos, o seu custo, bem como aqueles para determinar indicadores de viabilidade com suas respectivas definições.
1. Método comparativo. 2. Método da capitalização da renda. 3. Método evolutivo. 4. Método involutivo.
( ) Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis. Recomendado para empreendimentos de base imobiliária, tais como shopping-centers, hotéis. ( ) Identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra. Preferencialmente utilizado na busca do valor de mercado de terrenos, casas padronizadas, lojas, apartamentos, escritórios, armazéns, entre outros, sempre que houver dados semelhantes ao avaliando. ( ) Identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização. Indicado para estimar o valor de mercado no caso de inexistência de dados amostrais semelhantes ao avaliando; é o caso de residências de alto padrão, galpões, entre outros. ( ) Identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto. Utilizado no caso de inexistência de dados amostrais semelhantes ao avaliando.
Considerando que não há hierarquia entre esses métodos avaliativos, deve-se optar pela metodologia mais adequada à finalidade da avaliação. Dessa forma, a sequência está correta em

Considerando o que estabelece a NBR 14653 acerca de avaliação de bens, julgue o item .


Conforme o seu aspecto físico, um imóvel tombado como patrimônio histórico pode ser classificado como ruína, parcialmente deteriorado, regular ou conservado.


Considerando o que estabelece a NBR 14653 acerca de avaliação de bens, julgue o item .

Quanto ao seu tipo, os imóveis urbanos podem ser classificados como residenciais, comerciais, industriais, institucionais ou mistos.