Filtrar


Questões por página:
No ambiente educacional a avaliação compreende três dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de Educação Básica.

Para a operacionalização da avaliação da aprendizagem, a escola deve ter como referência

O ato de planejar é um ato decisório de maior importância e efetivado dentro de um projeto coletivo institucional. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O planejamento permite a reflexão sobre as atividades anteriores, considerando o diagnóstico realizado, para melhor desempenho educacional.

( ) O planejamento do ensino, ou seja, o planejamento da atividade docente propriamente dita, necessita ser precedido de um Projeto Pedagógico e de um Projeto Curricular Institucional.

( ) O planejamento não é um ato de preencher formulários, mas sim um ato de decisão na prática docente para o alcance dos objetivos da aprendizagem.

( ) O planejamento isolado e diversificado de cada professor possibilita a formação de um corpo, individual e semelhante que é fundamental e necessária dentro da escola.

( ) O planejamento considera os resultados da aprendizagem para verificar se a didática e os procedimentos utilizados em sala de aula foram adequados


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

A avaliação institucional consiste em um processo de aperfeiçoamento do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Nessa perspectiva, assinale a opção que corresponde a um princípio básico da avaliação institucional.
À avaliação da aprendizagem têm sido atribuídos diferentes significados relacionados, especificamente, à forma autoritária e classificatória da avaliação tradicional. A respeito da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento e de autonomia, assinale a opção correta.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue o item a seguir.

O marco lógico, adotado como ferramenta de planejamento e avaliação, serve para medir as relações entre as ações de TD&E e os resultados pretendidos em termos de desempenhos individuais, organizacionais e de grupos e equipes de trabalho.