Filtrar
141 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 29
Questões por página:
Os ácidos graxos essenciais não são produzidos bioquimicamente pelos seres humanos e devem ser adquiridos da dieta. A deficiência de ácidos graxos essenciais pode acarretar problemas dermatológicos, neurológicos e visuais. Dentro os ácidos graxos citados abaixo, os essenciais são:
1. Ingestão Adequada (AI). 2. Limite superior de ingestão (UL). 3. Ingestão dietética recomendada (RDA). 4. Necessidade média estimada (EAR).
(__)Valor de ingestão diária previsto para suprir a necessidade, como definida pelo indicador de adequação específico, de 50% dos indivíduos de um grupo de faixa etária e sexo. (__)Nível de ingestão suficiente para alcançar a necessidade diária de um nutriente da maioria (97 a 98%) dos indivíduos de um grupo de faixa etária e sexo. (__)Nível máximo de ingestão diária de um modo que, improvavelmente, cause riscos de efeitos adversos à saúde para quase todos os indivíduos (97 a 98%). (__)Média observadas ou ingestão experimentalmente derivadas da ingestão média de um dado nutriente
A intervenção nutricional adequada é fundamental para a melhoria dos resultados terapêuticos e da qualidade de vida de pacientes submetidos a diversos tipos de tratamento. A esse respeito, julgue o item a seguir.
O exame físico tem como objetivo avaliar as condições do paciente, como perda de gordura e massa muscular, podendo indicar deficiências nutricionais ou até mesmo desnutrição; como exemplo, a deficiência de vitamina A é caracterizada por gengivas inchadas e com sangramentos ocasionais, que são sinais de escorbuto, assim como por fadiga e dores musculares.
Os inquéritos alimentares são ferramentas frequentemente utilizadas na avaliação nutricional, com o objetivo de coletar dados sobre a ingestão alimentar e os hábitos dietéticos dos indivíduos, auxiliando em prognósticos nutricionais mais assertivos. Acerca dessa ferramenta, julgue o item seguinte.
A escolha do método para a avaliação do consumo alimentar depende do objetivo da avaliação, do contexto e das características do indivíduo avaliado.