Filtrar


Questões por página:
Reppold e Gurgel (2015)apontam que no Brasil, em decorrência do elevado número de processos éticos e judiciais enviados aos Conselhos Estaduais (CRP) e Federal de Psicologia (CFP) questionando os princípios da avaliação psicológica e evidenciando, em muitos casos, a falta de estudos adequados que indiquem a validade dos instrumentos utilizados em avaliações, foi criado (a) o (a)
O psicodiagnóstico caracteriza-se por ser um tipo de avaliação psicológica. Em relação a esta avaliação, assinale a alternativa incorreta.
A respeito da avaliação psicológica, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O processo de avaliação psicológica se caracteriza por uma ação sistemática e delimitada no tempo.
II. A avaliação psicológica obrigatoriamente tem finalidade de diagnóstico.
III. Utiliza fontes de informações fundamentais e complementares com o propósito de uma investigação realizada a partir de uma coleta de dados, estudo e interpretação de fenômenos e processos psicológicos.

Estão corretas as afirmativas.
O processo Psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo. Sobre os passos do Processo Psicodiagnóstico é correto afirmar:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na avaliação psicológica, a integração das informações pelos meios escolhidos pelo psicólogo deve ser restrita para que esse profissional possa então tolher as expectativas do indivíduo avaliado com relação às próprias características psicológicas.

II. Na avaliação psicológica, após a integração das informações e o desenvolvimento das hipóteses iniciais, o psicólogo deve selecionar um conjunto de instrumentos e de estratégias que lhe permitam descaracterizar e omitir as hipóteses e as informações sobre o indivíduo avaliado.


Marque a alternativa CORRETA: