Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Um dos passos do processo de avaliação psicológica é a integração das informações e o desenvolvimento das hipóteses iniciais, diante das quais o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos ou estratégias que lhe permitam, assim, refinar ou elaborar novas hipóteses.

II. Um dos passos do processo de avaliação psicológica é a indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e a comunicação cuidadosa dos resultados – com atenção aos procedimentos éticos implícitos – considerando as eventuais limitações da avaliação.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas.

II. A avaliação psicológica é um processo que deve ser realizado prioritariamente com a aplicação de um questionário estruturado, sem que o psicólogo tenha qualquer contato com o indivíduo ou com o grupo avaliado.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Um dos passos do processo de avaliação psicológica é o levantamento dos objetivos da avaliação e das particularidades do indivíduo ou do grupo a ser avaliado. Essa etapa deve ser realizada por um profissional de psicologia devidamente qualificado, devendo-se utilizar instrumentos e estratégias validados cientificamente para esse fim.

II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e a análise de documentos.


Marque a alternativa CORRETA:

A avaliação psicológica tornou-se, ao longo de sua história, uma habilidade do campo de atuação do psicólogo, que apresenta uma gama de ferramentas desenvolvidas para as interpretações necessárias. As entrevistas, as observações, os testes psicométricos e as técnicas intuitivas são aplicadas na seguinte etapa do processo de avaliação psicológica:
Conforme Cunha (2000), um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologias, é denominado: