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No que se refere a sistemas de medição de desempenho, indicadores de desempenho e balanced scorecard (BSC), julgue o item subsecutivo.


O aumento ou a redução do volume de reclamações de clientes quanto ao atendimento prestado por um órgão público é considerado um indicador de qualidade quanto ao desempenho pelos serviços prestados por esse órgão.

Assinale a opção que apresenta o conceito de Balanced Scorecard.

Uma empresa do setor de e-commerce elabora o mapa estratégico para a realização do Balanced Scorecard.


Relacione os objetivos estratégicos, listados a seguir, às perspectivas correspondentes.


1. Aumentar o lucro líquido.

2. Aumentar o nível de satisfação dos funcionários.

3. Reduzir as devoluções de produtos.

4. Aumentar o market-share.


( ) Perspectiva Financeira.

( ) Perspectiva do Cliente.

( ) Perspectiva dos Processos Internos.

( ) Perspectiva do aprendizado e crescimento.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

Suponha que determinada sociedade de economia mista controlada pelo Estado de Mato Grosso do Sul pretenda utilizar, como ferramenta em seu processo de planejamento estratégico e avaliação de desempenho, o Balanced Scorecard. Além da financeira, a referida metodologia considera também, de forma equilibrada, as seguintes perspectivas:
Suponha que determinada organização pública pretenda aplicar a conhecida metodologia Balanced Scorecard − BSC, objetivando obter melhorias em sua atuação e alinhar objetivos e estratégias de curto e longo prazo. Para aplicação de tal ferramenta de melhoria, deverá considerar que ela contempla