Filtrar


Questões por página:

Acerca da mensuração de ativos e passivos nas demonstrações contábeis, das provisões, passivos contingentes e ativos contingentes, estoques e imobilizado, julgue o item subsequente.


A indenização de terceiros relativa a item do ativo imobilizado extraviado ou que tenha sofrido redução ao valor recuperável é compensada contabilmente com a perda reconhecida anteriormente, por se tratar de mesmo evento econômico.

Em relação ao conceito de passivo contingente, assinale a alternativa correta:
A empresa Tudo Nosso S.A. é uma indústria farmacêutica e, no ano de 20X5:

I. Assinou um contrato de venda de seus medicamentos para o governo local. Os medicamentos permanecem com a empresa e ainda não foram distribuídos aos hospitais públicos que receberão os estoques. O governo só irá realizar o pagamento após o recebimento dos estoques.
II. Como referência em medicamentos para emagrecimento, mantém anos de relacionamento com médicos, fornecendo-lhes amostras grátis.
III. Está desenvolvendo um projeto para a produção de uma nova medicação. O projeto estã em fase de pesquisa, a viabilidade do produto ainda é bastante incerta e não há qualquer expectativa de que será desenvolvido.
IV. Recebeu, do governo local, um terreno em doação para a construção de um laboratório de pesquisas. O governo tem uma política de incentivos a empresas para geração de empregos na região onde o terreno está localizado.
v. Assinou um contrato de arrendamento para instalações que serão utilizadas para a produção da sua medicação mais rentável. O contrato tem prazo de 36 meses e a empresa tem direito a uso exclusivo do bem e pode definir como ele será usado. 

Com base no que diz o Pronunciamento Técnico CPC DO [R2) - Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, o tratamento e a justificativa corretos para uma das transações apresentadas são: 
Considere os seguintes saldos das contas de ativo em dois dias consecutivos:

Q26.png (400×87)

A contabilização correta que explica a variação de uma ou mais contas acima é: 
Considere as seguintes afirmações:

I. A mensuração do ativo não circulante mantido para venda deve ser realizada pelo menor entre o seu valor contábil e o valor justo menos as despesas de venda.
II. A classificação como mantido para venda pode ser utilizada para um grupo de ativos colocados à venda, mas não deve ser aplicada para um ativo isolado.
III. Grupo de ativos mantidos para venda é um grupo de ativos a ser alienado, por venda ou de outra forma.

Considerando o que estabelece o Pronunciamento Técnico CPC 31 - Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada, está correto o que se afirma em