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Um dos princípios curriculares da abordagem críticosuperadora é a contemporaneidade do conteúdo, sendo necessário garantir aos estudantes acesso ao que há de mais moderno no mundo contemporâneo quanto ao desenvolvimento da ciência, da arte e da cultura. Ao abordar este princípio, a abordagem crítico-superadora traz ao debate a necessidade de considerar como contemporâneo o que Dermeval Saviani (1991 apud Coletivo de Autores,2012) classifica como conhecimento clássico. Para o autor, o conhecimento clássico é:
Em “Educação Física e o conceito de cultura”, Daólio (2010) propõe uma educação física da desordem, a qual atuaria sobre o ser humano nas suas manifestações corporais, que são acima de tudo culturais. Tal educação física da desordem considera o outro a partir de uma relação:
De acordo com Fonseca e Ramos (2017) em "Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de Educação Física", existe um público de estudantes que é excluído com frequência das aulas de Educação Física.
Admitindo o conceito de inclusão destacado pelos autores, são excluídos:
“Os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo dos últimos anos” (DARIDO & SOUZA JR,2014). Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto. ( ) No Brasil, a Educação Física na escola recebeu influência da área médica. ( ) O governo militar apoiou a Educação Física escolar, objetivando a formação de um exército forte e a desmoralização das forças oposicionistas. ( ) A partir da década de 1980, em virtude de um novo cenário político, o modelo de esporte de alto rendimento para a escola passou a ser fortemente apoiado. ( ) A partir de meados da década de 1930, a concepção dominante na Educação Física escolar é a construtivista. ( ) Os métodos ginásticos procuravam capacitar os indivíduos no sentido de contribuir com a indústria nascente e com a prosperidade da nação. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas a seguir sobre a história da Educação Física.
I. Após 1964, a educação, de modo geral, sofreu as influências da tendência tecnicista. O ensino era visto como uma maneira para formar mão-de-obra qualificada. II. Na década de 70, o Governo Militar investiu na Educação Física em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração nacional (entre os Estados) e na segurança nacional, tanto na formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável como na tentativa de desmobilização das forças políticas oposicionistas. III. Na década de 80, as relações entre Educação Física e sociedade passaram a ser discutidas sob a influência das teorias críticas da educação: questionou-se seu papel e sua dimensão política. IV. Atualmente, concebe-se a existência de algumas abordagens para a Educação Física escolar no Brasil que resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.